Se você está escrevendo o seu primeiro livro, ou já chegou ao final dele, deve estar se perguntando como vai publicar.
Será que você publica de maneira independente ou procura uma editora tradicional?
Hoje, existem diversas formas de publicar um livro disponíveis no mercado. Desde editoras prestadoras de serviço até a impressão sob demanda. Mas como escolher aquela que funciona melhor para você?
Aqui, vou mostrar quais tipos de publicação de livros existem, os prós e contras de cada um deles e como você pode escolher o melhor.
Como posso publicar um livro?
Em resumo, podemos dizer que existem apenas dois tipos de publicação de livros: a tradicional e a independente.
Na publicação tradicional, o autor publica seu livro por uma editora sem arcar com nenhum custo de publicação e sem ser o único responsável pela divulgação da obra.
Já na publicação independente, também chamada de autopublicação, o autor é o responsável pela publicação e pela divulgação, além de ser quem vai arcar com todos os custos.
E embora, de maneira geral, existam apenas estes dois tipos de publicação de livros, nós podemos quebrar estas categorias em cinco.
1. Publicação por editora tradicional
A publicação por editora tradicional é o sonho de qualquer escritor.
É dentro deste tipo que encontramos a publicação que não gera nenhum custo para o autor e acaba abrindo mais portas no mercado editorial.
Isso porque as editoras tradicionais têm mais recursos e mão de obra para entregar o que o autor precisa, desde leitura crítica até ações de marketing.
Porém, a publicação por editora tradicional não é fácil e exige muito mais do que apenas um original atrativo e potencial de mercado.
Devido à concorrência e aos meios independentes de publicação, as editoras tradicionais estão se tornando cada vez mais exigentes.
Por isso, além de um manuscrito excelente, também é preciso que o autor tenha presença digital, uma marca forte e, de preferência, um público fiel que vá comprar o livro.
Isso acontece também porque, para publicar um livro, a editora desembolsa um grande valor. E o melhor investimento é quase sempre o mais seguro.
Por isso, um autor que já tenha presença no mercado e uma comunidade leitora acaba sendo muito melhor visto por editoras que fazem publicação tradicional.
2. Publicação por editora prestadora de serviço
Agora, se a publicação por editora tradicional parece distante para você, também existem as editoras prestadoras de serviço (ou comerciais).
Esta é uma das formas de publicar um livro que acaba misturando o tradicional e o independente. Isso porque as editoras comerciais utilizam a estrutura das editoras tradicionais, porém os custos são arcados pelo escritor.
Ou seja, o autor contrata a editora prestadora de serviços para publicar seu livro.
Além disso, as editoras comerciais também podem oferecer serviços avulsos, como leitura crítica, revisão e preparação de texto. Este é um caminho muito mais acessível para o escritor, porém é preciso tomar cuidado.
Como é um serviço pago, pode ser que a editora acabe não dando tanta importância assim ao seu livro. Por isso, você precisa buscar uma editora com cuidado e ler muito bem o contrato.
Além disso, existem editoras prestadoras de serviço que apenas publicam o livro e se envolvem com a divulgação. Então, preste atenção!
3. Publicação digital ou impressa independente
Se você é um autor autopublicado, a publicação por plataforma independente é a mais conhecida por você. Aqui entram as publicações de ebooks no KDP, da Amazon, por exemplo.
Nesse tipo de publicação, o autor é o responsável por todas as etapas de publicação do livro, desde a preparação do texto até o marketing.
Para quem quer publicar um livro de forma independente, o mais indicado sempre é contratar profissionais freelancers para ajudar você com a diagramação, a capa, a leitura crítica, etc.
Nessa categoria, é possível ficar apenas no ebook, mas também ir além e publicar seu livro de forma impressa, ainda sendo independente.
Existem duas opções:
- Imprimir o livro em uma gráfica: nesse caso, você encomenda a impressão de um determinado número de livros com uma gráfica.
- Disponibilizar o livro para impressão por demanda: diferente de encomendar uma tiragem de livros impressos em uma gráfica, você utiliza o serviço de gráficas sob demanda, como a Bok2 e a Uiclap. Nessas plataformas, você faz o upload do livro e o leitor pode comprar o livro físico sem que você se comprometa com uma tiragem completa.
Tanto no caso de publicar um livro apenas em ebook ou estender a oferta para os livros impressos, é preciso tomar muito cuidado para não haver negligência com nenhuma das partes do processo de publicação.
Escolha bem os seus fornecedores (profissionais de revisão, capista, gráfica, etc.) para que seu livro não chegue ao mercado parecendo amador.
Qual dos tipos de publicação é a melhor?
Não existe uma resposta certa para esta pergunta.
Isso porque escolher como publicar um livro depende de vários fatores, como seu perfil de autor, quanto você está disposto a investir e quanto você quer se envolver no processo.
Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de participar de todo o processo de publicação e tem facilidade com ações de marketing, talvez a publicação independente seja o ideal.
Agora, se você quer se preocupar apenas em escrever, talvez a publicação tradicional seja a sua escolha.
Enfim, devido à facilidade que a internet e as novas tecnologias nos trouxeram, existem diversas maneiras de você fazer a publicação do seu original.
Basta você se conhecer enquanto autor, conhecer quais são os tipos de publicação de livros disponíveis no mercado e quão distante você está disposto a ir na preparação do manuscrito.
Independente de qual você escolher, boa sorte!