Conto, romance e novela são três formatos diferentes de publicação de histórias em prosa (escrito em texto corrido, que não tenha versos).
O que os diferencia é a extensão (alguns são mais curtos e outro, mais longos) e o uso de elementos narrativos (personagens, enredo, cenário, etc.).
Neste artigo, vamos entender o que é um conto, uma novela e um romance, quais são as características de cada um e exemplos deles.
O gênero épico-narrativo
Mas antes de falar sobre o que são o conto, novela e romance, nós precisamos voltar um pouco no tempo e falar sobre os gêneros literários de Aristóteles.
No livro “Poética”, o filósofo discorre sobre literatura, sua função social e suas classificações. Ele divide as obras literárias em três grandes gêneros: lírico, dramático e épico-narrativo.
Dentro do último, no gênero épico-narrativo, as histórias podem ser classificadas como prosa ou poesia. E, por sua vez, dentro da classificação de histórias em prosa encontramos as seguintes estruturas básicas: epopéia (ou épico), conto, novela, romance, crônica e fábula.
Agora que já falamos sobre o gênero épico-narrativo e sobre como o conto, romance e novela se encaixam dentro dele, vamos falar sobre o que é cada um.
O que é romance?
O romance é uma narrativa longa composta em prosa, é formado por elementos como personagens, cenário, enredo e ponto de vista. Normalmente, diz-se que um romance contém vários conflitos, vários personagens e transformações.
Em um romance, devido à extensão, é possível conter diversos recursos narrativos, como o flashback e falsas soluções. Os temas podem ser aprofundados neste formato.
Segundo estudiosos, o romance surgiu juntamente com o movimento literário do romantismo. Por isso, ele recebe esse nome.
Para os estudos da literatura, considera-se Dom Quixote de La Mancha como o primeiro romance já escrito. Ou seja, a primeira narrativa longa em prosa.
Isso porque antes disso, era muito mais comum que as narrativas longas acontecessem em forma de poesia (dentro da estrutura da epopéia) ou em formato de peças (como o teatro de Shakespeare).
Exemplos de romances
- Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reed
- Um Passo de Cada Vez, Íris Figueiredo
- Safira de Prata, Laura Reggiani
O que é novela?
Já a novela é um formato que gera muitas dúvidas e que acaba sendo melhor explicado se for comparado com o conto e com o romance.
De maneira geral, a novela é considerada um formato intermediário entre o conto e o romance, mas que também pode ser classificado por ter um foco maior no personagem principal.
Em comparação com o conto, a novela expande muito mais o assunto. E em comparação com o romance, ela tem menos detalhes.
Como o formato ainda é bastante confuso para o público, diversos autores utilizam o termo “romance curto” para classificar as novelas literárias.
Novelas, telenovelas e folhetim
É impossível falar sobre a estrutura da novela e não fazer uma comparação com as telenovelas. Ou seja, com as histórias em formato de folhetim que são televisionados.
A telenovela é chamada por este nome porque sua principal característica é que os acontecimentos estão atrelados aos personagens. O foco das telenovelas está nos personagens.
Porém, as telenovelas e a novela literária não são a mesma coisa.
As telenovelas têm muito mais proximidade com o formato de folhetim. Este formato ganhou popularidade no século XIX e lançou diversos autores considerados clássicos nos dias de hoje.
O folhetim é um formato que consiste em publicar pequenos pedaços de uma história em determinados intervalos de tempo. As telenovelas são um folhetim porque cada capítulo lançado contém um gancho que deixa o telespectador curioso para conferir o próximo.
Nos primórdios do folhetim, autores como Edgar Allan Poe e Machado de Assis lançavam capítulos de seus livros em jornais diários ou semanais.
Hoje, podemos dizer que o Wattpad é uma plataforma de folhetins. Lá, os autores publicam histórias capítulo a capítulo, seguindo a mesma lógica das telenovelas.
Exemplos de novelas
O que é conto?
Por fim, um conto é uma narrativa curta de ficção que tem poucos personagens e normalmente apresenta apenas um conflito devido à extensão.
Aqui no Brasil, chamamos de conto qualquer narrativa de prosa curta que se encaixe no gênero épico-narrativo. Porém, o conto pode ter mais classificações em outros países.
De maneira geral, um conto apresenta personagens, enredo, cenário e ponto de vista, mas de maneira menos aprofundada. Dentro de um conto não importa muito o passado ou o futuro, importa o que acontece no presente e o desenrolar do conflito no agora.
Pode ter final aberto ou não, dependendo do objetivo do autor. Além disso, ele também pode se aproximar bastante da poesia e da crônica.
Exemplos de contos
- A Cartomante, Machado de Assis
- Música em Suas Tranças, Ana Lúcia Merege
- Tudo Mudou, Mariana Bortoletti
E a quantidade de palavras?
Como você viu acima, a classificação de uma história como conto, romance e novela depende de muito mais do que apenas a extensão. Porém, a quantidade de palavras também tem uma parte importante nessa classificação.
O conto é uma narrativa curta, o romance é uma narrativa longa e a novela é uma intermediária dos dois. Mas e se precisarmos quantificar cada um deles? É convencionado entre diversas fontes que:
- Conto: tem até 7.500 palavras.
- Novela: tem entre 7.501 palavras e 49.999 palavras.
- Romance: tem mais de 50.000 palavras.
Porém, como visto, não é apenas da extensão que depende a classificação da sua história. Então, antes de nomear, tome nota do restante.
Deixe um comentário