Autoras de fantasia nacional para colocar na lista de leitura

Livros de fantasia têm se destacado na literatura nacional nos últimos tempos.

Entre autores independentes e publicados de forma tradicional, diversas histórias estão surgindo abordando magia, mistério, amor e questões sociais.

Muitas delas, escritas por mulheres.

Apesar de todos os avanços do último século, a presença feminina ainda precisa ser valorizada nos mais diferentes espaços, incluindo a literatura.

Ter mais autoras escrevendo histórias sob seus pontos de vista resulta em livros sobre mulheres reais e assuntos necessários.

Então, para incentivar você a incluir mais mulheres na sua lista de leitura, vou indicar autoras de fantasia que publicam no Brasil!

1. Ana Lúcia Merege

Ana Lúcia Merege é uma figura clássica quando o assunto é fantasia nacional.

É impossível falar em fantasia brasileira sem citar O Castelo das Águias, o primeiro livro da Saga de Athelgard, publicado em 2012 pela Editora Draco.

A autora também escreveu diversas outras obras no mesmo universo, entre essas obras está o meu favorito: Anna e a Trilha Secreta.

Ela também é bibliotecária e faz parte do time da Biblioteca Nacional.

2. Karen Alvares

A Karen é uma das minhas escritoras nacionais favoritas porque ela consegue fazer algo que quase livro nenhum consegue: me assustar.

Karen é autora de fantasia regada a terror e horror.

Uma das obras mais conhecidas de Karen é o Horror em Gotas, um livro de contos com 30 histórias para ler em doses homeopáticas.

Ela também é autora de Alameda dos Pesadelos, um livro que fala sobre vidas passadas e ligações entre almas e de Inverso, uma fantasia adolescente sobre uma menina que encontra a vida perfeita do outro lado de um espelho.

3. Carol Chiovatto

Carol é um nome relativamente novo na fantasia nacional enquanto autora solo, mas é uma velha conhecida das antologias e coletâneas de contos fantásticos no país.

Em 2019, ela lançou Porém Bruxa, que se tornou um queridinho dos fãs de fantasia urbana. Mais recentemente, publicou Árvore Inexplicável e Senciente Nível 5.

Atualmente, está trabalhando na continuação de Porém Bruxa, ainda sem título divulgado.

4. Karen Soarele

Karen é uma autora com bastante tempo de estrada e experiência em fantasia tradicional.

Autora das Crônicas de Myríade, um livro-jogo e dois romances em Tormenta, maior cenário de RPG brasileiro, ela é um nome bastante forte na literatura de fantasia nacional.

Em 2012, Karen fez seu debut lançando Línguas de Fogo de maneira independente, e em 2017, foi convidada pela Jambô Editora a se tornar romancista de Tormenta.

A Deusa no Labirinto, um dos livros mais aclamados da autora, chamou atenção do Prêmio Jabuti e do Prêmio AGES.

5. Nikelen Witter

Nikelen é uma autora com livros em temáticas (e títulos) muito interessantes.

Ela já publicou livros de ficção, novelas, livros de não ficção e contos em diversas antologias. O destaque fica para Viajantes do Abismo, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2020.

Nosso país está cheio de autoras de fantasia para ficar de olho. São mulheres que escrevem sobre mundos inventados ou sobre a magia que pode existir no nosso mundo.

E aí, o que você achou dessa lista? Já conhecia todas as autoras de fantasia citadas aqui?


Publicado

em

por