Pular para o conteúdo

Muito prazer, eu sou a Mariana Bortoletti

Sou escritora, produtora de conteúdo e leitora crítica.

Leio e escrevo desde criança e sou fascinada por criar mundos e mexer com a imaginação de leitores usando palavras.

Já publiquei histórias de fantasia, ficção científica e romance de maneira independente e por editoras tradicionais.

Também sou produtora de conteúdo por profissão e por hobbie.

Como eu cheguei até aqui?

Eu sempre fui muito imaginativa e apaixonada pelas possibilidades do “e se”?, então para começar a inventar histórias foi um pulo.

Minhas brincadeiras de infância sempre envolviam algum tipo de faz de conta, fosse brincar de bonecas, de casinha ou de mundo fantástico.

Nessa última, eu lembro de entrar no meu armário por uma porta, sair por outra e imaginar que eu estava em uma terra mágica.

Por conta disso tudo, eu comecei a criar narrativas curtas ainda na infância. Porém, só levei mais a sério a vontade de escrever na adolescência.

Usando a minha obsessão por mundos mágicos, eu comecei meu primeiro romance quando tinha 14 anos. Era uma história clichê sobre a princesa de um mundo cheio de magia estar perdida no nosso mundo.

Essa história nunca foi concluída, mas eu confesso que nunca deixei de pensar nela. Quem sabe um dia, né?

Quando eu tinha 17 anos, conheci as fanfics de Harry Potter, e entre 2008 e 2012, eu escrevi quase 15 delas. Todas foram concluídas, e o processo me ensinou muito sobre comprometimento, construção de histórias e personagens.

A partir dessa jornada com fanfics, eu percebi que podia levar a escrita ainda mais a sério e comecei a escrever contos para participar de antologias.

Entre 2013 e 2020, eu participei de coletâneas das editoras Draco, Avec e Psiu, e fiz parte de algumas revistas literárias.

O problema é que eu sempre fui meio indie e um pouco controladora, então eu sempre curti participar de todo o processo, desde a escrita até a publicação. Então, eu comecei a explorar o mercado independente.

Em 2014, produzi meu próprio zine, o Existência Fragmental, e em 2020, lancei meu primeiro livro solo diretamente na Amazon.

O Onirismos é o meu primeiro livro de contos, que reúne três histórias de ficção científica que se passam em mundos devastados.

Neste momento, fugindo um pouco da ficção especulativa, estou escrevendo meu primeiro romance policial.

CONHEÇA AS HISTÓRIAS QUE JÁ ESCREVI:

E além da escrita?

Além de escritora, eu também sou produtora de conteúdo. Minha jornada nesse ramo começou em 2009, quando eu criei meu primeiro blog.

Hoje, trabalho formalmente com marketing digital e marketing de conteúdo focado em gerenciamento de blogs, SEO e redação de conteúdo.

Porém, eu também trabalho com redes sociais, comunicação por e-mail e UX writing.

Como eu também produzo conteúdo por diversão, porque eu amo compartilhar experiências de leitura e reflexões sobre cultura pop, em 2014 eu criei um canal no YouTube.

O Poeira Literária nasceu para ser um canal sobre literatura, mas evoluiu para se tornar um espaço para falar sobre tudo. Hoje, o canal não existe mais. O que resta dele são vídeos sobre análises musicais.

Concluí um MBA em Jornalismo Digital em 2020 e, neste momento, estou cursando uma Especialização em Escrita Criativa.

ASSINE A NEWSLETTER

Receba novidades e conteúdos exclusivos na sua caixa de entrada.

Não se preocupe, nunca será enviado SPAM.

.