Manuscrito finalizado? É hora da leitura crítica!

Junto com o seu original, chega uma pergunta difícil de responder: e agora?

Será que você envia direto para uma editora ou pede para um amigo ler primeiro? Será que esquece esse manuscrito na gaveta e avalia você mesmo? Como saber se ele está pronto?

Para te ajudar, existe a Leitura Crítica!

O QUE É A LEITURA CRÍTICA?

É um serviço no qual um leitor profissional vai analisar e comentar sua obra em busca de melhorias. É um exame meticuloso do seu material, que busca por problemas no seu texto. O resultado desse processo é um relatório onde o leitor crítico aponta sugestões de melhorias e você decide se vai acatar ou não.

COMO FUNCIONA A LEITURA CRÍTICA?

Na prática, funciona assim: você contrata um leitor crítico para ler seu manuscrito e procurar problemas nele. O processo é feito de maneira técnica, profissional e sempre respeitando o estilo de escrito do autor, porém a intenção é escrutinar e apontar o que pode ser melhorado. Parece sádico, eu sei, mas esse serviço é uma etapa essencial para garantir que não haja incoerências ou vícios de escrita no seu texto.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA LEITURA CRÍTICA?

ENTENDER SE O MANUSCRITO ESTÁ PRONTO

A leitura crítica avalia se o seu manuscrito está mesmo pronto para ser publicado ou enviado para uma editora, se existe alguma incoerência ou trama pendente que você poderia resolver.

MELHORAR O SEU PROCESSO DE ESCRITA

Ela também identifica vícios de escrita ou construções falhas, ajudando você a otimizar seu processo de escrita, se livrando de hábitos ruins, e melhorando para o próximo lançamento.

CRIAR ARGUMENTOS PARA MARKETING LITERÁRIO

Além disso, o serviço que eu presto auxilia a identificar o melhor público-alvo, os pontos fortes e fracos da história e possíveis argumentos de venda, tudo para ajudar você e chegar em mais leitores.

CONHEÇA O SERVIÇO DE LEITURA CRÍTICA

Acesse a apresentação dos meus serviços e saiba como funcionam os preços e prazos e como submeter os seus originais. Avalio histórias de ficção especulativa, romance e suspense em diversos formatos (contos, romances e novelas).

.

QUEM FAZ A LEITURA CRÍTICA?

Eu me chamo Mariana Bortoletti e sou escritora, produtora de conteúdo e leitora crítica. Sou uma leitora voraz desde criança e tenho muita experiência com leitura e com crítica.

Desde 2009 falo sobre entretenimento na internet, especialmente literatura e cultura pop. Entre 2014 e 2020, mantive o Poeira Literária no YouTube, um espaço onde eu discutia literatura e cinema.

Hoje, contribuo em outros canais analisando livros e trago reflexões no meu blog e no meu Instagram (@aleitoracritica).

QUEM JÁ PASSOU PELA MINHA LEITURA CRÍTICA:

Avaliei a amostra da tradução brasileira do livro "100 days of sunlight" da autora americana Abbie Emmons, que será lançado no Brasil.
Fiz a avaliação da versão final do livro "As Primeiras Vezes de Vanessa" da autora Marcella Fernotti em 2021.

PERGUNTAS FREQUENTES

Enquanto a leitura crítica se preocupa com o desempenho geral do manuscrito, focando em estrutura, inconsistências e incoerências, a leitura sensível olha para os seus personagens e situações, a fim de identificar se existe alguma afirmação ofensiva a alguma minoria no seu texto. A leitura sensível serve para que o escritor entenda qual é o estado geral da representação de algumas demografias no seu manuscrito. Se você tem personagens mulheres, LGBTQIA+, pessoas não-brancas ou neuroatípicas, pode estar utilizando alguns termos ou colocando esses personagens em situações ofensivas sem se dar conta.

Esse é um serviço indicado para todos os escritores que estão um pouco inseguros com seus textos, mas que querem dar o primeiro passo na publicação do manuscrito, seja por uma editora ou de maneira independente (aliás, especialmente para quem quer publicar de forma independente). O ideal é que o livro (conto ou novela) já esteja finalizado, mas se você pedir uma avaliação preliminar da história, não há problema.

O resultado da leitura crítica são dois: o próprio manuscrito comentado com impressões, sugestões e questões, e um diagnóstico com a impressão geral do texto, além de um resumo das sugestões e a avaliação de público-alvo e argumentos de venda.

A modalidade do leitor beta (“betagem”ou “leitura beta”) acontece no final de todo o processo, depois de a história passar pela leitura crítica e sensível e pela mão de um revisor. A avaliação dele é feita pelo ponto de vista do público-alvo. Por isso, é essencial que a leitura beta da sua história seja feita por alguém que faça parte do público-alvo do seu livro. Isso porque o resultado da leitura beta é uma avaliação com carinha de resenha, onde o leitor profissional deixa sua opinião sincera sobre o que gostou, não gostou e o que mudaria.

Normalmente, a leitura crítica é precificada pelo valor da lauda (o equivalente a uma página) e os preços variam muito conforme a experiência do leitor crítico. Porém, você encontra leituras críticas a partir de R$1 a lauda no mercado. Como, por exemplo, a minha leitura crítica, que está com preço promocional.

O leitor crítico não faz revisão ortográfica e gramatical do seu manuscrito. Ele pode apontar se o seu texto precisa de revisão (spoiler: todos nós precisamos), mas não fará nenhuma alteração no documento. A necessidade de ajustes gramaticais e ortográficos também não vai constar no documento final.

O leitor crítico não faz resenha, embora a avaliação contenha o que ele achou do livro. Nas etapas da publicação de um original, o trabalho do resenhista vem no momento da divulgação. O resenhista vai falar do seu livro para o público, mas o texto já vai ter passado pelo leitor crítica, pela revisão e publicação (tradicional ou independente).

As sugestões não são uma exigência. Tudo o que for sugerido de melhorias e apontado como problema no seu texto pode, ou não, ser acatado por você ou não. Se você achar que faz sentido, e é algo que você quer fazer pelo bem do seu texto, aceite a sugestão. Se não fizer sentido, ignore. Nenhum dos apontamentos é obrigatório, é apenas uma sugestão de melhoria.

Não, o leitor crítico não é editor, ou seja, o leitor profissional não vai mexer no seu texto. Qualquer apontamento vai ser feito diretamente no texto original por meio de comentários, nunca mexendo no seu texto.

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

Leitura crítica técnica

Digamos que você quer validar como representou um assunto ou período no seu livro... Chame alguém que presta leitura crítica técnica!

leitura critica - mary shelley escrevendo

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o serviço de leitura crítica e quais são as vantagens de contratar um leitor profissional para avaliar seu manuscrito.

Leitura beta, sensível e crítica: qual é a diferença entre elas

Entre a leitura beta, crítica e sensível, você sabe dizer a diferença? Então, confira este artigo onde falamos sobre as três.

Qual é a diferença entre leitura sensível e leitura crítica?

A leitura crítica e a leitura sensível servem para ajudar o escritor a profissionalizar sua escrita. Mas qual é a diferença entre elas?

Como a leitura crítica pode ajudar o escritor a vender mais livros

Além de ajudar o autor a melhorar sua escrita e se preparar para a publicação, a leitura crítica pode ajudar a vender mais livros. 

ASSINE A NEWSLETTER

Receba novidades e conteúdos todos os meses na sua caixa de entrada.

.