quando achar que seu livro está pronto, não esqueça da leitura beta

Depois de revisar seu livro e aprontar todos os detalhes, pode até parecer que ele está pronto, mas não esqueça de uma etapa muito importante: a leitura beta.

Essa velha conhecida dos fanfiqueiros é um serviço editorial que te ajuda a entender se o seu livro está realmente pronto para os leitores.

O QUE É UM LEITOR BETA?

O leitor beta é o profissional que faz a leitura beta (ou betagem), ou seja, é quem vai ler o seu livro em primeira mão e avaliar a história pelos olhos do público-alvo.

COMO FUNCIONA A LEITURA BETA?

A leitura beta acontece no final de todo processo editorial e antes do lançamento do livro. A betagem funciona como uma avaliação do leitor e resulta em uma resenha, porém o diferencial é que ela é mais estratégica do que uma resenha comum. Isso porque ela avalia o que o público-alvo vai pensar sobre a história.

POR QUE CONTRATAR UM LEITOR BETA?

UM LEITOR BETA AVALIA SEM VIÉS

A leitura beta precisa acontecer livre de viéses. Isso porque quando você pede para um amigo ou familiar ler seu livro, raramente ele vai dar uma opinião verdadeira, ele vai ter medo de você se magoar. Porém, um leitor beta contratado não tem esse medo, o compromisso dele é com a opinião sincera e construtiva.

VOCÊ CONHECE A OPINIÃO DO PÚBLICO-ALVO

Para que a leitura beta seja verdadeiramente estratégica, é preciso que o seu beta reader faça parte do (ou entenda muito sobre o) seu público-alvo. A ideia da betagem é que você saiba se o livro vai agradar o público para quem ele foi escrito, então nada mais justo do que testar o livro já com esse público.

CONHEÇA O SERVIÇO DE LEITURA BETA

Acesse a apresentação para conhecer meu serviço de betagem e saiba como funcionam os preços e prazos e como submeter os seus originais. Avalio histórias de ficção especulativa, romance e suspense em diversos formatos (contos, romances e novelas).

.

QUEM FAZ A BETAGEM?

Eu me chamo Mariana Bortoletti e sou escritora, produtora de conteúdo e leitora beta e crítica. Sou uma leitora voraz desde criança e tenho muita experiência com leitura e com crítica.

Desde 2009 falo sobre entretenimento na internet, especialmente literatura e cultura pop. Entre 2014 e 2020, mantive o Poeira Literária no YouTube, um espaço onde eu discutia literatura e cinema.

Hoje, contribuo em outros canais analisando livros e trago reflexões no meu blog e no meu Instagram (@aleitoracritica).

PERGUNTAS FREQUENTES

Enquanto a leitura beta é uma leitura teste, em primeira mão, e serve como balizadora para ver o que o público-alvo vai achar da história, a leitura sensível olha para os seus personagens e situações, a fim de identificar se existe alguma afirmação ofensiva a alguma minoria no seu texto.

Ao final da betagem, o escritor que contratar o serviço recebe uma avaliação com carinha de resenha, com pontos positivos e negativos e uma opinião geral feita pelos olhos do público-alvo.

A modalidade do leitor beta (“betagem”ou “leitura beta”) acontece no final de todo o processo, depois de a história passar pela leitura crítica e sensível e pela mão de um revisor. A avaliação dele é feita pelo ponto de vista do público-alvo. Por isso, é essencial que a leitura beta da sua história seja feita por alguém que faça parte do público-alvo do seu livro. Isso porque o resultado da leitura beta é uma avaliação com carinha de resenha, onde o leitor profissional deixa sua opinião sincera sobre o que gostou, não gostou e o que mudaria.

Normalmente, a leitura beta é precificada pelo valor da lauda (o equivalente a uma página) e os preços variam muito conforme a experiência do leitor beta. Por isso, é sempre bom pedir um orçamento.

Não, a leitura beta não é edição, ou seja, o beta reader não vai mexer no seu texto.

O termo “beta” na literatura fala sobre a leitura beta, ou betagem, que é uma leitura teste que é feita por um leitor escolhido pelo autor antes do lançamento de um livro.

Você pode encontrar leitores beta em grupos literários ou procurando por profissionais na internet. Eu, por exemplo, presto serviços de leitura beta.

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

Leitura crítica técnica

Digamos que você quer validar como representou um assunto ou período no seu livro... Chame alguém que presta leitura crítica técnica!

leitura critica - mary shelley escrevendo

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o serviço de leitura crítica e quais são as vantagens de contratar um leitor profissional para avaliar seu manuscrito.

Leitura beta, sensível e crítica: qual é a diferença entre elas

Entre a leitura beta, crítica e sensível, você sabe dizer a diferença? Então, confira este artigo onde falamos sobre as três.

Qual é a diferença entre leitura sensível e leitura crítica?

A leitura crítica e a leitura sensível servem para ajudar o escritor a profissionalizar sua escrita. Mas qual é a diferença entre elas?

Como a leitura crítica pode ajudar o escritor a vender mais livros

Além de ajudar o autor a melhorar sua escrita e se preparar para a publicação, a leitura crítica pode ajudar a vender mais livros. 

ASSINE A NEWSLETTER

Receba novidades e conteúdos todos os meses na sua caixa de entrada.

.