Pular para o conteúdo
Como você pode usar os seus sonhos como inspiração para escrever

Como você pode usar os seus sonhos como inspiração para escrever

Marcações:

Sempre que eu falo sobre escrita, quase nunca falo do meu processo de escrita e de onde eu encontro inspiração para escrever.

Por isso, hoje eu quis trazer o assunto de uma maneira um pouco diferente.

Eu tenho um caderno, que um dia foi uma agenda, onde eu guardo todos os meus sonhos.

Não exatamente os meus sonhos metafóricos ou objetivos de vida, mas os sonhos oníricos mesmo. Aqueles que a gente tem quando dorme.

Eu sou uma pessoa que sonha muito e eu tenho sonhos malucos.

E uma das coisas que eu mais gostos de fazer é anotar os meus sonhos para lembrar do que acontece na minha cabeça nos momentos de inconsciência.

Eu sempre gostei de fazer isso para conseguir analisar significados e entender o que está acontecendo na minha cabeça. Porém, eu fui além.

Usando sonhos como inspiração para escrever

Depois de um tempo anotando os meus sonhos mais malucos e fantasiosos, eu percebi o potencial que esses sonhos tinham de se transformar em histórias.

Grande parte dos mundos que eu crio e das histórias que eu imagino veem de cenas que eu vejo nos meus sonhos.

Por exemplo, em 2009, eu sonhei com uma praça vazia que tinha um chafariz enorme no centro.

Era inverno e havia um rapaz de 19 anos que morava na rua. Esse rapaz podia se transformar em um lobo e também havia uma garota que tinha vindo de fora.

Essa cena me inspirou a escrever uma história sobre lobisomens, uma história que estou escrevendo desde então.

Algum tempo depois, eu sonhei com um mundo mágico em que haviam quatro criaturas que controlavam os quatro elementos e, também, uma rara espécie que conseguia controlar os quatro ao mesmo tempo.

Eu não cheguei a desenvolver essa história, mas o mundo que eu imaginei em sonho já foi plano de fundo para outras histórias, especialmente fanfics.

Os meus sonhos sempre foram, de alguma forma, um estopim para alguma coisa que eu escrevi de algum momento da minha vida.

E esse tipo de técnica pode ajudar vocês também a encontrar inspiração para escrever.

Por isso, hoje, a gente vai falar sobre como sonhos oníricos podem proporcionar inspiração. Dê play no vídeo para conferir as dicas:

E, você, onde encontra inspiração para escrever? Deixe aqui nos comentários!

Leia também:

2 comentários em “Como você pode usar os seus sonhos como inspiração para escrever”

  1. Odadir José de Araújo Jr

    Oi Mariana! Eu também escrevo frequentemente sonhos meus que lembro. É notei que muitos sonhos eu esqueço e quando eu releio eu vou lembrando. Há uns dias atrás sonhei que estava na China encontrei uma mulher que falava português e eu fiquei admirado como ela falava fluente o português e ela me explicou que já tinha morado no Brasil , trabalhou como garçonete.

  2. Odadir José de Araújo Jr

    Oi Mariana! Eu sonho muito! E escrevo também os meus sonhos. Eu tomo alguns fitoterápicos que me lecam a sonhar: Breuzinho e João Brandinho. É só tomar algum desses e com certeza que eu sonho. Abraços linda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.