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O que é a regra do 80/20 e como você pode aplicar no seu blog e redes sociais?

O que é a regra do 80/20 e como você pode aplicar no seu blog e redes sociais?

Marcações:

A regra do 80/20 é algo que eu aprendi trabalhando com marketing digital e que descobri ser essencial para todo profissional que decide começar a produzir conteúdo.

Basicamente, o que essa abordagem traz é: o conteúdo que você produzir precisa ser dividido em conteúdo informativo e comercial, seguindo os números como porcentagem.

Ou seja, 80% do que você produzir precisa ser informativo e 20%, comercial.

E por quê? Continue acompanhando porque eu vou falar sobre essa regrinha aplicada ao marketing literário.

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O que é a regra do 80/20 e como aplicar?

A regra do 80/20 usada no marketing de conteúdo vem do Principio de Pareto. Cunhado por Joseph Moses Juran em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, o principio é uma rule of thumb, um critério derivado da experiência.

O Principio de Pareto diz que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas e foi observado por Pareto quando ele notou que 80% do território da Itália pertencia a 20% da população.

Esse é um critério um pouco complexo para leigos e a verdade é que a aplicação do princípio da maneira como se originou não faz diferença quando estamos falando de comunicação.

Basta você entender que a regra do 80/20 representa uma distribuição díspar entre dois valores.

A aplicação no marketing de conteúdo

Quando aplicado ao marketing de conteúdo, o Princípio de Pareto fala sobre a produção de conteúdo e a percepção da persona, do público-alvo.

Embora não seja um sinônimo de inbound marketing, o marketing de conteúdo é amplamente aplicado como uma estratégia dessa abordagem e, nesse contexto, ambas acreditam na atração do cliente.

A propaganda interruptiva, um comercial de TV, por exemplo, é o que chamamos de outbound marketing. Nessa abordagem, a marca diz para o consumidor que ele deveria conhecer tal produto.

A marca, aqui, vai atrás do consumidor.

Já no inbound marketing, ao contrário, o consumidor é atraído para a marca por uma série de coisas, a principal delas sendo o conteúdo. E é aí que entra a regra do 80/20.

No marketing literário, ela serve para atrair novos leitores, mas também para manter aqueles que você já conquistou.

Para atrair, você vai precisar estar onde esses novos leitores estiverem e fazer com que eles tenham vontade de conhecer você e o seu livro.

E para manter os leitores que você já tem, você vai precisar provar que eles vão gostar de estar ali.

E você não vai conseguir nenhuma dessas duas coisas se apenas postar propaganda nas redes sociais ou no seu site.

Como produzir conteúdo na regra do 80/20?

A primeira coisa a se entender sobre a atração com conteúdo é que ninguém vai procurar o livro de um autor iniciante pelo nome.

Não interessa quantas postagens legais e bonitas sobre o Onirismos eu fizer nas minhas redes sociais e aqui no blog, raras serão as pessoas que vão digitar “onirismos” no google.

O que elas podem digitar é: “livro de fantasia científica“, “o que é fantasia científica” e “livro de contos”, por exemplo.

E quando elas fizerem isso, seria legal eu estar lá e dizer que, além de falar sobre esses temas, eu também tenho um livro que se encaixa neles, não é?

Essa é a ideia da regra do 80/20. 80% do seu conteúdo precisa servir para atrair o potencial leitor e nutrir esse potencial leitor.

Essa pessoa que não conhece o seu livro vai chegar até você porque viu um post muito legal onde você indicou autores nacionais ou um artigo no qual você falou sobre o gênero que escreve.

Já os 20% restantes, precisa ser comercial, precisa vender aquilo que você faz.

Vamos traduzir para uma estratégia de conteúdo real

Vou dar um exemplo prático: você tem um instagram, faz publicações 3x por semana e quer aplicar a regra do 80/20.

Você, então, vai ter 12 postagens ao todo e, aplicando a regrinha, precisaria criar 9 postagens de conteúdos informativos relacionados ao seu livro, ou a sua carreira, e apenas 3 pedindo para seus seguidores comprarem o livro.

Interessante, não?

Deixe aqui nos comentários o que você achou da regra do 80/20 e se você está pensando em aplicá-la na sua estratégia de venda de livro. Inscreva-se na newsletter para não perder nenhum conteúdo!

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