NaNoWriMo 2021: 3 dicas para terminar o primeiro rascunho do seu livro durante o desafio

NaNoWriMo 2021: 3 dicas para terminar o primeiro rascunho do seu livro durante o desafio

Novembro está chegando e trazendo com ele o NaNoWriMo 2021, o desafio de escrever 50 mil palavras em 30 dias.

O NaNoWriMo é uma iniciativa internacional sem fins lucrativos que acontece no mês de novembro. A ideia é desafiar escritores a escreverem mais neste mês do que normalmente escrevem nos outros meses.

Para este desafio, o importante é escrever. Você não precisa ter a escrita mais bonita do mundo ou a história mais mirabolante, apenas colocar as cenas no papel.

Se você chegar com o rascunho completo (ou quase) de um romance no dia 30 de novembro, já é um vencedor.

NaNoWriMo: o desafio de escrever um livro em 30 dias e a minha participação em 2015 e 2016

Eu já participei do NaNoWriMo quatro vezes até hoje. Nas minhas três primeiras participações (2015, 2016 e 2017), eu trabalhei em um conto que nunca chegou a ser concluído.

Porém, em 2019, eu consegui terminar o rascunho de um romance e eu contei toda essa experiência aqui.

E participando no NaNoWriMo por tanto tempo, eu consegui aprender várias lições essenciais de como vencer o desafio. Por isso, resolvi trazer algumas delas aqui para vocês.

1 Tenha uma história planejada

O NaNoWriMo não é um desafio de planejamento, é um desafio de escrita. Isso significa que a meta de 50 mil palavras e o tempo dado para cumpri-la, os 30 dias, não compreendem planejamento nenhum.

A ideia é já começar a escrever no dia 1º de novembro e isso significa que você precisa estar com o planejamento pronto. Por isso, comece o desafio já tendo, pelo menos, um outline do que você quer escrever.

Isso ajuda não apenas a escrever uma história que vai seguir um padrão (e não se tornar algo sem pé e nem cabeça no meio do caminho), mas também ajuda a evitar qualquer bloqueio criativo.

Mas se você não tem nada planejado e não sabe por onde começar, eu tenho um guia simplificado:

  • Qual é a mensagem da sua história: o que você quer que seus personagens aprendam durante a narrativa, o que vai se tornar importante para eles e qual é a lição que eles vão aprender no final?
  • Quem são seus personagens: literalmente descreva quem são seus personagens, desde os protagonistas até os coadjuvantes. Crie uma voz para eles, dê um rosto para eles, use a foto de atores famosos, se for preciso, mas saiba quem são seus personagens antes de começar a escrever e do que eles precisam.
  • O que vai acontecer em cada parte e capítulo da sua história: você pode escolher qualquer estrutura narrativa que quiser (três atos ou jornada do herói, por exemplo), mas existem pontos-chave que você precisa ter prontos. Os principais são o incidente que vai fazer a história começar a acontecer, o meio da jornada, que vai mudar tudo, o clímax, que é quando o conflito chega ao ápice, e como tudo vai se resolver.

Tendo essas informações em mãos, você pode escrever com liberdade, sempre tendo um guia para o qual recorrer quando tiver alguma dúvida.

2 Reserve um tempo na agenda para escrever (e só levante da cadeira quando terminar a meta do dia)

Algo que precisamos ter claro é que escrita não é talento e nem dom, escrita é prática e compromisso.

Por isso, se você quiser vencer o NaNoWriMo precisa entender que vai ter que abrir mão de algumas coisas e reservar tempo para escrever.

A escrita tem que ser prioridade para você, então a sua agenda precisa ter um momento do dia dedicado a ela.

Por exemplo, digamos que toda noite, depois do jantar, você reserva duas horas para escrever. E quando o horário chega, você para o que estiver fazendo e vai para o computador.

Isso é assumir um compromisso com a escrita, e algo que você precisa fazer para conseguir chegar na meta do NaNoWriMo.

Se você achar melhor, pode também, literalmente, colocar esse compromisso na sua agenda do Google, assim você recebe a notificação no seu celular e não esquece de escrever.

escritora

Além disso, de marcar um compromisso, você precisa ter metas e respeitá-las.

A meta geral do NaNoWriMo é de 50 mil palavras e uma maneira menos dolorosa de chegar lá é dividindo essa meta por dias. Dividindo, você precisa escrever 1666 palavras por dia.

Então, além de fazer um compromisso com você mesmo de sentar para escrever, combine com você mesmo de apenas levantar da cadeira e fechar o documento do seu original quando chegar na meta de 1666 palavras.

Assim, você vai conseguir avançar na sua história e no desafio.

3 Só escreva, não se preocupe em editar

Como estamos falando de escrever 1666 palavras por dia, você pode estar começando a se sentir apavorado com a ideia de não conseguir.

Porém, um detalhe muito importante do NaNoWriMo é: você não pode se preocupar com estilo e com beleza.

Escrever 1666 palavras se torna mais fácil quando você não fica parando toda hora para ler o que escreveu em voz alta e ficar se preocupando se está bom ou bonito o suficiente para publicar.

Lembre-se, você está escrevendo o primeiro rascunho do seu manuscrito. Essa não é versão final, portanto ela não precisa passar por edição a cada parágrafo escrito.

Se preocupar com a edição do seu livro enquanto está escrevendo é um dos maiores chamarizes para o bloqueio criativo. Por isso, deixe essa preocupação para depois.

Escreva as cenas assim como elas aparecem na sua mente, até mesmo em fluxo de consciência (porém, seguindo o planejamento para isso não virar dor de cabeça depois), e só pense em deixar bonito mais tarde.

Em resumo…

O NaNoWriMo 2021 é um desafio de escrita que quer que você escreva sem se preocupar se está bonito ou publicável. A ideia é exercitar a escrita e fazer dela um hábito.

Por isso, aplique as dicas que eu dei aqui e bom NaNoWriMo 2021 para você!

Obs: o NaNoWriMo 2021 também conta com um site onde você pode cadastrar seu projeto de livro, anotar todos os dias o número de palavras escritas e ter um balanço da sua participação na edição.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *