Pular para o conteúdo
Os 4 piores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021

Os 3 piores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021

Eu já falei aqui sobre os melhores livros que eu li em 2021. E como nem só de leituras boas um ano é feito, aqui vão os 5 piores livros de fantasia e ficção científica que eu li no ano passado.

2021 foi um ano bem morno de leituras para mim.

Eu li 39 livros ao todo, sendo que 5 deles levaram 2 estrelas e um deles levou 1 estrela.

Não vou falar sobre todos os livros ruins que eu li no ano passado, mas só aqueles que eu considero os piores livros de fantasia e ficção científica.

Os piores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021

Os meus motivos para não ter gostado dessas leituras são diversos, mas a maior parte desses livros está aqui porque é preconceituoso e machista ou é uma bagunça em questão de storytelling.

Rainha da Tempestade, Marion Zimmer Bradley

Vamos falar sobre o elefante na sala, primeiro.

Essa é uma autora bastante problemática e eu não indico que você comprem livros dela. Porém, eu gosto do tipo de história que ela conta.

Então, eu dei uma chance para a série de Darkover e tive sorte com o primeiro livro, que se tornou um dos meus favoritos de 2021, falando nisso.

O mesmo eu não posso dizer do segundo, Rainha da Tempestade.

Era para ser uma história sobre guerras, reprodução assistida, poderes mágicos e uma menina com um poder raro que era usada como arma.

Porém, o livro acabou se tornando uma bagunça de conceitos e valores, terminando no sacrifício de uma menina de 11 anos que passou por tentativas de estupro e culpabilização da vítima.

É bem ruim e eu não recomendo.

Coração Satânico, William Hjortsberg

Sobre esse livro, eu cheguei a falar em um texto solo aqui no blog.

Isso porque existem tantas coisas erradas com essa história e, por cima disso, ainda podemos comentar sobre a soberba do autor.

O primeiro ponto é o racismo e o machismo. Essa é uma história com tons racistas e machistas em todas as tramas e na maneira com que fala sobre as personagens.

Além disso, também tem tons pedófilos e incestuosos de uma maneira que deixa claro que não há uma crítica, só a exposição.

É um livro com origens preconceituosas também, de um autor que não se preocupou em fazer pesquisa e escreveu um livro que ofende crenças de diversas grupos.

Coração Satânico poderia ter sido um livro bom se não resolvesse se levar tão a sério.

O Tempo em Marte, Philip K. Dick

Eu posso dizer com segurança que O Tempo em Marte é o pior livro que eu li em 2021. Não apenas entre os piores livros de fantasia e ficção científica, mas de todos os gêneros.

Esse é um livro muito mal escrito, muito mal estruturado e extremamente preconceituoso. O que rendeu a ele a minha única avaliação de 1 estrela no ano passado.

A impressão que eu tive enquanto lia é que O Tempo em Marte era apenas o primeiro rascunho e que deveria ter sido revisado e passado por leitura crítica, mas a editora resolveu publicar mesmo assim.

Foi uma decepção sem tamanho, especialmente porque eu já tinha lido outro livro do autor e tinha adorado.

Eu li Sonhos Elétricos em 2019 e foi muito legal, então eu esperei a mesma coisa. Porém, não foi. Foi uma surpresa ruim.

Para concluir…

Esse foi o meu relato sobre os piores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021. Agora é a sua vez, me conta aqui nos comentários qual leitura ganhou poucas estrelas no ano passado!
 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.