Pular para o conteúdo
Os melhores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021

Os melhores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021

Junto com o final de ano chega o balanço de tudo o que a gente fez. E hoje, eu quero fazer falar sobre os melhores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021.

2021 foi um ano um pouco difícil para as minhas leituras.

Eu li muitos livros, cerca de 39, mas mais da metade deles foram leituras medianas. Ou seja, livros que não deixaram uma impressão forte ou que só me deixaram pensando “ok” quando cheguei ao final.

E apesar disso, eu tive algumas poucas boas leituras esse ano. Para contar, eu encerrei 2021 com 2 leituras 5 estrelas e 9 livros 4 estrelas.

Os melhores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021

Eu não vou falar sobre todos esses livros, entretanto. Vou fazer um recorte e comentar as melhores leituras de fantasia e ficção científica.

E dentro desse recorte, eu tenho 9 livros, sendo que 4 deles pertencem à mesma série. Confira:

Série Mistborn, Brandon Sanderson

Começando com essa série que eu li sem esperar grande coisa. Isso porque eu já tinha lido outro livro do autor (Elantris) e não tinha me impressionado.

Porém, Mistborn me fez lembrar o motivo de eu gostar tanto de ficção especulativa.

Em 2021, eu li 4 livros da série. Os três da Primeira Era, e o primeiro da Segunda Era. E esse universo me tomou de forma arrebatadora.

É um mundo sem igual, construído em cima de uma magia diferente, que é a alomancia, onde acontece uma história sobre religião e criação de mitos.

Eu adorei cada segundo de Mistborn, especialmente o terceiro livro da Primeira Era, O Herói das Eras, que me atingiu de maneira profunda.

Eu cheguei a começar a Segunda Era com A Liga da Lei, mas confesso para vocês que ver um ambiente mais moderno com armas de fogo e mistura da alomancia com feruquimia não me conquistou.

fanart de mistborn

A Guerra dos Mundos, H.G. Wells

Este livro é um dos clássicos de ficção especulativa que eu tinha me proposto a ler em 2021 e posso dizer que foi uma escolha acertada porque esse livro é ótimo.

Ele é bem diferente do filme com o Tom Cruise, o que é maravilhoso.

Isso porque o filme foca na ação da história, enquanto o livro fala muito mais sobre a soberba humana e sobre como nos comportaríamos em um momento de crise como o do livro.

Eu adorei ver a versão bizarra de marcianos que o autor criou e como a relação entre as pessoas no caminho de fuga das cidades aconteceu.

O fim é um capítulo a parte, mas acho que a intenção não era ser satisfatório, mas dar um puxão de orelha no nosso lado humano.

imagem promocional de guerra dos mundos, serie da bbc

Um Canto para Leibowitz, Walter M. Miller Jr.

Essa foi uma das minhas leituras favoritas de 2021, mas não porque é a melhor. Um Cântico para Leibowitz é um livro bem estranho e alguns diriam que é mal construído.

E embora eu consiga reconhecer os defeitos, essa leitura me impactou por conta do terror que o autor consegue passar.

O livro foi escrito durante a Guerra Fria por um autor que lutou na segunda guerra mundial, então a sensação geral da história é de que o fim do mundo está próximo o tempo inteiro.

Enquanto isso, o livro perpassa as vidas de monges que tentam proteger a humanidade de cometer o mesmo erro que seus antepassados cometeram ao usar a tecnologia para o mal.

Nada disso funciona, então nós acompanhamos uma tensão o tempo inteiro e discussões sobre humanidade em um ambiente destroçado.

É distópico, mas ao mesmo tempo soa como algo do passado, isso porque a humanidade precisou recomeçar.

A história é complexa, obriga você a ir buscar mais informações fora do livro, e eu adorei cada segundo.

Um Cântico para Leibowitz: quando um livro obriga o leitor a buscar mais

2001: uma odisseia no espaço, Arthur C. Clarke

Entre os melhores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021, 2001 é o único que levou 5 estrelas. Isso porque ele é um dos melhores que eu já li na minha vida.

Eu sempre gostei de ler sobre exploração espacial e essa história sempre teve um lugar especial no meu coração por conta da abordagem de extraterrestres tentando contato com a Terra.

Porém, a leitura me deu muito mais insights sobre essa relação e me deixou muito mais impressionada com a grandeza daquilo que a gente não conhece e não consegue entender ainda.

O livro fala sobre seres que podiam ser vistos como deuses por nós, mas que cansaram de esperar e evoluíram para algo que não conseguimos entender.

Também fala sobre como nós mesmos, em busca de um Deus, nos tornamos divindades ao criar novas formas de vida, como a inteligência artificial.

cena do filme 2001 uma odisseia no espaço

A Chegada em Darkover, Marion Zimmer Bradley

Esse é um livro que eu queria ler desde que comecei a me interessar por fantasia científica e foi uma bela descoberta.

Ele tem magia, tecnologia e também traz uma longa e interessante discussão sobre sociedade.

A Chegada em Darkover é o primeiro livro da cronologia de Darkover, uma série sobre um planeta alienígena e ele fala justamente sobre como os primeiros seres humanos chegaram nesse lugar.

Ele fala sobre construção de sociedades, sobre direito reprodutivo, sobre relações de poder e também fala sobre magia quando apresenta uma substância que começa a despertar um sexto sentido nas pessoas.

É um livro escrito por uma autora problemática, então eu não recomendo que você compre, mas é uma leitura interessante.

Eu, Robô, Isaac Asimov

Por fim, esse livro foi um dos melhores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2001 porque ele me contou uma história um pouco diferente.

Fazia tempo que eu queria ler esse livro e confesso que eu esperava uma história contida, mas não. Eu, Robô é uma coletânea de contos que exploram as três leis da robótica criadas por Asimov.

O que une todas as histórias é uma entrevista com a diretora da empresa de robótica, mas o tema não é a tecnologia, é a psicologia.

E tratar sobre psicologia em uma história de robôs é muito inesperado.

cena do filme eu robo

Para concluir…

Eu falei um pouco aqui sobre os melhores livros de fantasia e ficção científica que eu li em 2021, aquelas que mais me deixaram pensando e com uma boa impressão.

Mas agora é a sua vez, me conta aqui nos comentários qual foi a sua melhor leitura!
 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.