Pular para o conteúdo
Marketing para escritores: por que autores precisam se apropriar da técnica

Marketing para escritores: por que (e como) se apropriar da técnica

Foi-se o tempo em que a única preocupação de um autor era com a escrita. Hoje, o marketing para escritores é uma habilidade que essencial para um autor conseguir vender. Ainda mais se ele for independente.

Pensando nisso, eu trouxe aqui alguns dos aspectos que mais interessam ao autor e que trarão resultados concretos sem que o escritor precise se tornar um profissional de marketing literário.

Autor ou profissional de marketing literário?

Mas antes de focar nas técnicas e no porquê de um autor precisar aprender marketing para escritores, vamos falar sobre papeis.

Quando o único tipo de publicação que existia era a tradicional, se preocupar com marketing não era um papel do escritor. Ele apenas se preocupava em escrever o melhor livro que conseguia e a editora se preocupava em fazer os leitores se interessarem pela história.

Porém, hoje em dia, devido às publicações independentes e autopublicações por editores, a história mudou.

 

 

Hoje, se um escritor apenas se preocupar em escrever seu livro e fizer a publicação pelo KDP da Amazon sem se preocupar com a divulgação, provavelmente ele vai vender exemplares apenas para seus familiares e amigos.

Nesse novo mundo, então, o autor não é mais apenas autor, ele é divulgador também. É uma aquisição de papeis, um acumulo de funções. E para que a profissão de escritor funcione hoje em dia, o autor precisa se apropriar do marketing literário.

Por que se apropriar do Marketing para Escritores

Muito provavelmente, você, que chegou até este artigo, é um autor independente ou autopublicado por editora.

Autores podem publicar sem precisar de editoras devido à facilidade do Amazon KDP e editoras também oferecem serviços de autopublicação para escritores.

Em nenhum desses casos, salvo aqueles em que existe um acordo com a editora, o plano de marketing do livro vem incluído.

O que fazer, então, depois que seu livro está publicado e você é o único responsável pela divulgação?

 

Como a leitura crítica pode ajudar o escritor a vender mais livros

 

É um erro, me atrevo a dizer que é prepotência também, acreditar que a história do livro vai se vender por si só.

A oferta de literatura no mercado é enorme, basta abrir o site da Amazon para ver quantos livros com a mesma premissa que o seu aparecem depois de uma pesquisa simples.

Por que, então, um leitor escolheria o seu livro? Por que ele escolheria comprometer horas da vida dele com a leitura do seu livro? São essas perguntas que você precisa responder para o seu leitor usando as ferramentas do marketing.

Como você passa confiança para o seu leitor, como mostra para ele que vai valer a pena apostar no seu livro? Mostrando para ele quem é você, estando presente para responder as dúvidas dele sobre o universo em que seu livro está inserido e falando sobre aspectos da história que ele não conhece ainda.

O que aprender dentro do marketing para escritores

Certo, agora que você entendeu que ter noções de marketing para escritores é essencial para o autor independente e autopublicado por editora, vamos falar sobre as técnicas em si.

Como você é um escritor e não um profissional de marketing literário, eu selecionei duas abordagens que funcionam muito bem a longo prazo e que ajudam os leitores a encontrar os seus livros com maior facilidade.

Presença digital (e branding)

A presença digital evoca um pensamento antigo do marketing de maneira repaginada: se você não está presente, você não existe. Ou seja, se quando o seu potencial leitor procurar por um autor com as suas características, ou por um livro como o seu, e não encontrá-lo com uma simples pesquisa no Google, você não existe.

Por isso, a ideia aqui é ter um site para divulgar o seu trabalho, é ter perfis nas redes sociais mais adequadas, é cadastrar seus livros no Skoob e no Goodreads e é ter uma página de autor na Amazon.

 

3 sites de escritores nacionais para inspirar o seu espaço na internet

Na foto: a autora e blogueira Bruna Vieira

 

A presença digital também está envolvida com o branding, que é o estudo de gestão de marca. Um autor é uma marca e um livro é um produto. Portanto, é preciso que existam preocupações sobre como essa marca se comporta.

É preciso, então, pensar em como você quer ser lembrado, qual nicho quer abocanhar como seu, quais são os melhores canais para promover sua presença e quem é você enquanto autor.

Produção de conteúdo em texto e vídeo

Talvez a técnica de marketing para escritores mais importante de se colocar em prática é a produção de conteúdo, seja ela feita em texto (no seu blog) ou em vídeo (no Youtube).

Esse tipo de abordagem funciona da seguinte maneira: você não vai vender o seu livro para um leitor. Em vez disso, você vai produzir conteúdo sobre o universo em que seu livro está inserido e vai atrair o potencial leitor com isso. Depois de consumir conteúdos sobre o universo, ele vai conhecer melhor o seu livro e, caso se interesse, vai comprá-lo.

A abordagem da produção de conteúdo é um pouco mais demorada para trazer efeito, porém ela traz muito mais segurança de que, quando o potencial leitor encontrar o seu livro, ele vai realizar uma compra.

 

 

Usada em conjunto com a presença digital e seguindo um bom calendário, é receita de sucesso.

Em conclusão…

Infelizmente, o mundo em que vivemos não permite mais que escritores sejam apenas escritores, mas exige que também saibam como vender seus livros. E por isso, é essencial que autores entendam algumas técnicas de marketing para escritores, aquelas que são essenciais para que leitores encontrem seus livros.

Existem duas técnicas muito importantes e que ajudam muito a estabelecer a presença do autor nos meios em que o leitor circula: a presença digital e a produção de conteúdo. Em posse de uma estratégia que combine as duas, o autor já pode encontrar resultados.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir nosso blog para mais artigos sobre marketing para escritores!

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.