Pular para o conteúdo
2 livros de ficção científica que eu adorei e vocês vão gostar também

2 indicações de ficção científica que eu adorei e você vai gostar também

Marcações:

Ler ficção científica é sempre uma aventura, independente do assunto do livro. Isso porque esse gênero especulativo é o mais próximo de algum dia ser verdade, já que ele mexe com a ciência.

Eu amo ler ficção científica porque eu gosto de imaginar o nosso mundo com uma roupagem futurista e imaginativa que pode vir a ser real.

E imaginando que, se vocês chegaram até esse artigo é porque gostam dessa sensação tanto quanto eu, aqui eu trouxe duas indicações do gênero.

2 indicações de ficção científica

Ambos os livros são ficções científicas clássicas, com cientistas lidando com tecnologia e exploração de conceitos que conhecemos.

Um deles fala sobre viagem no tempo, enquanto o outro traz a comunicação com raças alienígenas como tema.

1. Contato, do Carl Sagan

Vou começar com uma leitura que eu fiz em março de 2020 e amei desde o primeiro capítulo.

Contato é um livro escrito em 1985 pelo cosmólogo, Carl Sagan, o apresentador da icônica série Cosmos.

Como foi escrito por um cientista, Contato traz uma abordagem muito real na história.

E, embora a resolução do livro, o clímax, seja bastante mirabolante, toda a jornada para se chegar até lá é bastante crível.

A protagonista de Contato, Ellie, é uma pesquisadora de radiocomunicações.

Ela tem um laboratório onde observa o céu em busca de sinais de contato de outros planetas. Um dia, ela tem sorte e uma mensagem é recebida.

Essa mensagem contém diversas camadas e, na última camada, os cientistas descobrem instruções para construir uma máquina que promete levá-los até onde está a fonte da mensagem.

Além disso, que entrega uma ideia de origem da Terra que eu nunca tinha visto antes, ainda existe outra questão importante.

O que significaria para a humanidade, e especialmente para a religião, alguém que está fora da Terra, e não é humano, nos enviar uma mensagem? É uma raça alienígena ou é Deus?

Meu último comentário é que Carl Sagan é um autor impecável.

A escrita dele é bonita, ele sabe construir personagens e ele conseguiu transmitir na Ellie, uma personagem escrita em 1985 por um homem, todas as ansiedades e obstáculos de ser uma mulher na ciência.

Ela não é respeitada no ambiente de trabalho, sempre teve um homem tentando falar mais alto do que ela e tem que ficar lidando com o trabalho e a vida pessoal.

A Ellie tem diversas dimensões e é a pessoa mais importante para a humanidade nesse livro.

E se você quiser assistir uma resenha completa do livro, é só dar play no vídeo:

2. O Fim da Eternidade, do Isaac Asimov

O segundo livro que eu trago como indicação é um livro que eu já apresentei aqui no site. Você pode conferir o artigo original neste link.

Em resumo, esse livro conta a saga de um trabalhador da Eternidade, uma instituição que controla os acontecimentos do tempo e o tempo em si.

Por exemplo, esses funcionários causam, ou evitam, tudo o que acontece no planeta Terra.

O protagonista de O Fim da Eternidade, Andrew, acaba se envolvendo em uma trama que acaba o levando a um dos paradoxos mais legais entre os paradoxos, aquele que diz que se algo aconteceu agora é porque já tinha acontecido antes.

O Fim da Eternidade: viagem no tempo, amor e mudanças de realidade

Compre o livro neste link para nos ajudar com uma comissão!

Um dos trabalhos mais importantes de Andrew na eternidade é analisar um período da história e, caso ele perceba algo alarmante, que pode resultar em uma guerra ou algo que vai dar errado, ele precisa voltar no tempo e descobrir uma maneira de evitar que aquilo aconteça.

Dessa maneira, os Eternos, as pessoas que trabalham na eternidade, estão sempre analisando a história e tentando descobrir maneiras de deixar a humanidade mais pacífica, sem muitos problemas, sem guerras e sem grandes acontecimentos.

E como resultado temos uma sociedade que está muito entediada.

Para quem está acostumado a ler ficção científica, esse livro é um pouco repetitivo, mas para quem está iniciando na ficção especulativa, ele é bem interessante, especialmente se você quiser conhecer o trabalho do Issac Asimov.

E aí, o que você achou dessas duas indicações de ficção científica? Me conta nos comentários!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.