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4 ferramentas gratuitas de marketing digital para escritores

4 ferramentas gratuitas de marketing digital para escritores

As oportunidades no marketing digital para escritores são imensas. Você pode criar conteúdo em um blog, pode enviar newsletters sazonais, pode postar conteúdo nas redes sociais e pode fazer vídeos para o YouTube.

Porém, uma parte dessas oportunidades pode requerer uma ferramenta específica para funcionar em totalidade ou entregar resultados muito melhores se auxiliado por elas.

Pensando nisso, em ajudar você a fazer muito mais da sua divulgação sem gastar muito dinheiro no processo, fiz uma lista com 4 ferramentas de marketing digital gratuitas e intuitivas.

4 ferramentas gratuitas de marketing digital para escritores

Certo, agora vamos à lista:

1 WordPress

O WordPress é um velho conhecido de quem já transitou pela blogosfera. Junto ao Blogger, essa ferramenta ajuda quem não tem experiência com desenvolvimento a montar um site.

A interface do WordPress é bastante amigável e intuitiva. Você precisa apenas se cadastrar, escolher seu domínio, definir um tema e começar a criar conteúdo.

O problema é que se você não comprar um domínio, a URL do seu site terá o final wordpress.com, o que acaba dificultando um pouco a sua presença digital.

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Imagem: a autora Bruna Vieira e seu site

Porém, você pode investir cerca de R$40 anuais (ou menos, dependendo do local onde você adquire) na compra de um domínio .com.br (ou suas variantes) só seu.

Além disso, existem plugins gratuitos dentro do WordPress que permitem que você melhore seu site em determinados aspectos. Por exemplo, existem plugins freemium de editores visuais, para que você construa seu site do zero sem precisar programar.

Mas se você não quiser comprar domínios ou instalar plugins, está tudo bem. Ter um blog gratuito onde você produz conteúdo com frequência é melhor do que não ter presença digital nenhuma.

2 Estúdio de Criação

Um problema para quem cria conteúdo para as redes sociais é ter que produzir e publicar o conteúdo na hora. Por isso, uma ferramenta de agendamento de publicações é uma mão na roda.

Existem algumas opções pagas, como o Mlabs e o Etus, porém uma opção gratuita para agendamento no Instagram e no Facebook é o Estúdio de Criação.

No Estúdio de Criação, você pode agendar publicações no feed de páginas do Facebook (para o perfil não existe a opção de agendamento), nos stories e fazer transmissões ao vivo.

Ele também agenda para o feed do Instagram e para o IGTV. Ainda não existe a opção de agendar Stories e nem Reels.

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Agendamentos no Twitter e no YouTube

Como são empresas diferentes, os agendamento do Twitter e do YouTube não estão dentro do Estúdio de Criação. Porém, as próprias ferramentas disponibilizam essas opções.

No YouTube, você pode agendar o vídeo completo, com descrição e miniatura. Enquanto no Twitter, você pode agendar um tweet com imagem, vídeo ou link.

Infelizmente, o Twitter não permite o agendamento de uma thread ou de marcações de pessoas em imagens, porém já é um recurso interessante.

3 Canva

O Canva não é exatamente uma ferramenta de marketing digital, ela é uma ferramenta de design.

Porém, os recursos dele são de muita ajuda para os escritores que não sabem mexer no Photoshop e nem no Illustrator, mas querem produzir conteúdo visual.

Com o Canva, você pode criar logo, montar cards para as redes sociais e construir imagens digitais em geral.

Woman using computer laptop

É ótimo ter essa ferramenta na manga, caso você queira montar carrosséis de conteúdo para o Instagram, uma imagem de capa para a sua página no Facebook ou uma miniatura para o YouTube.

4 MailChimp (e suas variantes)

Por último, eu quero falar sobre um canal que poucos autores usam, que é a newsletter. Você pode achar que comunicação por e-mail não é muito funcional, mas ela é quase tão pessoal quanto as redes sociais.

E a verdade é que todo mundo tem um e-mail e checa esse e-mail de vez em quando, diferente das redes sociais.

Por isso, se você optar por enviar e-mails sazonais com conteúdo para pessoas que escolherem dar seu e-mail a você, vai precisar de uma ferramenta para isso.

Existem algumas opções no mercado, mas a principal é o MailChimp. Essa é uma ferramenta de automação de marketing com diversas funções, porém a função que interessa ao escritor é coletar e-mails e enviar newsletters.

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Se você tiver até 1000 contatos, o MailChimp é gratuito e, dentro dele, você encontra muitas opções diferentes de design de e-mails. Além de também ter opções de formulários para captura de e-mails.

É importante frisar aqui que você não pode pegar o e-mail de qualquer pessoa e colocar na sua lista de newsletter. O ideal é você criar um formulário e deixar que as pessoas, naturalmente, se inscrevam.

O MailChimp não é a única ferramenta de envio de newsletter. Na verdade, você se você buscar por envio de newsletter no google, vai encontrar diversas opções, como o MailerLite ou o Sendinblue.

Em conclusão…

Existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ser usadas por escritores que desejam ter uma melhor presença na internet ou que querem se aproximar mais do seu público-alvo.

O que você precisa é entender sua necessidade, experimentar as ferramentas disponíveis e escolher aquela que mais agradar.

Você já conhecia alguma dessas ferramentas de marketing digital para escritores? Deixe aqui nos comentários!

 



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