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6 exemplos práticos de estratégias para a divulgação de escritores

6 dicas práticas de estratégia para a divulgação de escritores

Marketing literário é um assunto que rende muito pano para manga. Existem teorias e mais teorias na internet, táticas e técnicas que agregam muito à estratégia de divulgação de escritores.

Aqui no blog mesmo, eu já falei bastante sobre a importância do marketing e sobre essas diversas técnicas e abordagens. Porém, a quantidade de informações disponíveis pode mais confundir do que ajudar.

Por isso, eu resolvi trazer aqui hoje 7 dicas práticas de marketing literário para divulgação de escritores. São dicas que eu já vi funcionarem ou que eu mesma já apliquei.

Então, acredito que elas vão ajudar você também!

Mas antes de tudo, conheça o seu público

É importante você entender que antes de gerar qualquer ação de marketing, desde produzir conteúdo até criar um anúncio, você precisa saber com quem, e para quem, está falando.

Lembre-se que ações de marketing literário precisam ser focadas, senão você só estará gritando no meio de uma praça sobre o seu livro sem garantia nenhuma de que essas pessoas vão ouvir você. O certo é encontrar nessa praça quem está disposto a te ouvir.

Por isso, aqui vão algumas perguntas para ajudar você a conhecer o seu público:

  • Quem são os seus seguidores nas redes sociais? Essa informação é fácil de conseguir se você tem uma conta profissional na rede social. O Facebook e o Instagram por exemplo, fornecem as demografias dos seus seguidores.
  • Quem são as pessoas que compram o seu livro? Se você é um autor independente e vende livros físicos, pense nas pessoas que se aproximam de você para comprar seu livro. Se você vende por editora, peça para a editora buscar no sistema as demografias de quem compra sua história.
  • Quem são os consumidores do gênero, subgênero e temática que você escreve? Se você é autor de livros juvenis, já tem uma ótima informação demográfica aí. A temática também pode influenciar nas demografias.

Você também pode ler este artigo para entender melhor como construir uma persona, a personificação do seu público-alvo.

Agora, vamos às dicas de divulgação de escritores

Em posse de quem é o seu público, sabendo com quem você precisa conversar, você está pronto para passar para o próximo passo, que é decidir as melhores estratégias para você.

Eu reuni algumas plataformas e estratégias interessantes de divulgação de escritores aqui embaixo:

1 Cadastre seus livros no Skoob e no Goodreads

Se você ainda não conhece o Skoob ou o Goodreads, trate de conhecer porque eles são as duas maiores plataformas de leitores do mundo.

O Skoob é uma plataforma brasileira, uma rede social onde leitores podem interagir e criar uma estante virtual. O Goodreads segue a mesma fórmula, porém reúne leitores do mundo inteiro.

A vantagem do escritor estar em uma dessas plataformas, ou nas duas, é de ter mais visibilidade.

Tanto no Skoob quanto no Goodreads, quando um leitor marca um livro como “lido” ou “quero ler”, todos os seus amigos consegue visualizar. Isso ajuda a levar seu livro para quem nunca ouviu falar dele.

Além disso, as duas plataformas são bem importantes para o momento de consideração da decisão do seu leitor em potencial. Isto é, quando ele está pensando se vale a pena ler seu livro ou não. Para saber mais sobre essa etapa, leia este artigo.

Por isso, cadastre seus livros nas duas plataformas e peça para os leitores marcarem seus livros por lá.

2 Tenha um site próprio

Ter um espaço próprio na internet é essencial para o autor que quiser estar presente onde o leitor está.

O princípio de ter um site de escritor é reunir informações sobre você enquanto autor para o leitor, assim como informações sobre seus livros e conteúdos que você vier a produzir.

Confira neste artigo aqui os melhores exemplos de sites de escritores nacionais para basear o seu.

Num primeiro momento, ter um site próprio pode parecer apenas um passo megalomaníaco para um autor, e a verdade é que muitos escritores acham desnecessário ter um site quando existem as redes sociais.

Porém, e se as redes sociais decidirem tirar sua página do ar sem avisos? Onde seus leitores poderão encontrar informações sobre você? Pense nisso.

3 Esteja nas redes sociais

Embora ter um site próprio seja importante, estar nas redes sociais também é. Porém, você não precisa estar presente em todas elas, apenas naquela que é mais importante para o seu público.

Se você é autor de literatura juvenil, por exemplo, não adianta produzir conteúdo para o Linkedin. Agora, se você é autor de livros técnicos sobre administração, talvez seja essencial estar presente no Linkedin.

Sua presença nas redes sociais depende do seu público, assim como o conteúdo que você produz nessa rede social vai depender do que seu público vai querer consumir.

Confira neste artigo algumas considerações sobre produção de conteúdo para escritores.

4 Ofereça conteúdos que expandam o universo dos seus livros

Uma dica bem legal de divulgação de escritores é produzir conteúdos que expandam o universo dos seus livros, que falem sobre os personagens, sobre a trama ou que falem sobre o universo mesmo.

Por exemplo, a Ana Lúcia Merege, autora de fantasia nacional, mantém um blog onde ela publica artigos e contos sobre o universo fantástico que ela criou.

E mesmo se você não for um escritor de fantasia, pode explorar o seu universo de outras maneiras. Talvez indicando livros com a mesma temática, talvez contando um pouco mais seu processo de escrita… as possibilidade são inúmeras.

5 Faça parcerias com influenciadores

O poder dos influenciadores só cresce no mundo digital, então um passo natural para o escritor é criar parcerias com esses produtores de conteúdo.

No caso da literatura, existe um nicho dedicado exclusivamente a falar de livros em blogs, canais do Youtube e no Instagram. Mas antes de sair enviando seu livro para qualquer influenciador, preste atenção ao público dele. É o mesmo que o seu?

Se sim, as chances de conseguir algum resultado com a parceria são grandes. Se não, vai ser só mais um grito dado em uma praça cheia de gente que não quer conhecer você.

Conheça um pouco melhor o universo dos booktubers, influenciadores literários do Youtube, neste artigo.

6 Faça networking com outros autores

Algo importante para a divulgação de escritores que nós precisamos trazer do mundo dos negócios é o networking.

Networking é a ideia de conhecer outros profissionais da sua área para que eles saibam quem você é e isso facilite contatos profissionais mais tarde.

Nesse sentido, vale muito a pena para o escritor fazer contato com outros escritores e, assim, se ajudarem juntos.

Existe um grupo no Facebook muito legal para autores interagirem uns com os outros chamado Papo de Autor. Esse grupo foi fundado pela autora Karen Soarele e hoje reúne mais de 5 mil escritores, desde iniciantes até consagrados.

Essa é uma ótima maneira de interagir, de conhecer outros autores e se tornar conhecido também.

Em conclusão…

Existem diversas maneiras de trabalhar a divulgação de escritores de maneira inteligente e simples. Porém, antes de colocar qualquer uma das dicas dadas aqui em prática, você precisa conhecer seu público.

Saber com quem você está conversando já é meio caminho andado para uma divulgação de escritores poderosa. Continue acompanhando para mais dicas de marketing literário!



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