10 pontos de atenção para criar um sistema de magia para seu mundo de fantasia

10 pontos de atenção para criar um sistema de magia para seu mundo de fantasia

Quando resolvemos escrever uma história de fantasia, um dos pontos mais importantes é criar um sistema de magia verosímil e que sirva à narrativa.

Porém, assim como não é nada fácil criar um mundo mágico inteiro, também não é nada fácil definir as regras e o comportamento da magia neste mundo.

É por isso que eu montei um pequeno roteiro com 10 pontos de atenção em forma de perguntas para você responder enquanto cria seu universo fantástico.

Mas antes, o que são sistemas de magia?

Basicamente, um sistema de magia é um conjunto de regras pelos quais a magia se manifesta dentro de um mundo.

E esse conjunto de regras é usado pelo autor para contextualizar cenas e tramas da história. O jeito mais fácil de entender é por exemplos, então vamos lá.

  • Em Harry Potter, por exemplo, o sistema de magia é complexo e burocrático. Um bruxo pode apenas utilizar magia através de feitiços que ele precisa saber de cor, usando uma varinha e se já for maior de idade. Antes dos 17 anos, a maioridade no mundo bruxo, apenas é aceito que ele pratique magia na escola. Neste mundo, o fato de a magia existir em apenas algumas pessoas os levou a criar uma sociedade inteira em separado dos trouxas, quem não tem magia.
  • Já em As Brumas de Avalon, a magia é natural. Ou seja, está ligada à natureza e aos elementos e pode ser materializada por qualquer pessoa dotada de magia, mesmo que esta não tenha treinamento. Porém, o treinamento dado em Avalon facilita o uso da magia e expande os conhecimentos para utilizá-la. Neste mundo, as pessoas com magia costumam seguir uma mesma religião.
  • E no último exemplo, a magia da Trilogia Grisha também é elemental, mas ela é muito mais sistemática do que o uso elemental de As Brumas de Avalon. Os Grisha são treinados desde tenra idade e se tornam mestres em um só tipo de magia, de acordo com sua habilidade. Neste mundo, claro, a magia está intrincada com o serviço militar e a política.

E agora que já entendemos um pouco o que é um sistema de magia, quais são algumas das regras mais comuns em histórias e como a magia se relacionam com a sociedade, a política e a religião, vamos aos pontos de atenção para criar um sistema de magia.

10 perguntas para criar um sistema de magia

Eu estou criando um mundo de fantasia neste momento e várias das perguntas listadas aqui foram perguntas que surgiram na minha mente enquanto eu criava meu sistema de magia.

Por isso, acredito que elas vão esclarecer muito o worldbuilding de vocês.

1 De onde vem a magia do seu mundo?

Essa é uma pergunta que, mesmo que seu leitor nunca vá descobrir, é interessante que você saiba. A magia é um presente dos deuses, ela é uma maldição, ela é uma ciência que ninguém entendeu ainda, ela é o fruto de algum objeto que centraliza o poder..?

2 Quem pode ter magia nesse mundo?

Esta é outra pergunta importante porque define quem é o portador da magia no seu mundo. Qualquer um pode despertar para a magia, ela é passada de pai para filho, ela é algo que só as mulheres conseguem possuir…?

3 Como a magia se manifesta?

Essa é uma pergunta que eu acredito que só pode ser respondida com uma lista. Quais são as maneiras com que a magia pode ser feita no seu mundo?

É somente através de feitiços ou as pessoas dotadas de magia também podem usar magia para curar alguém? Ela se manifesta somente através de um objeto, como uma varinha, ou a pessoa dotada de magia também consegue manipular a natureza? Ela precisa dizer palavras mágicas ou só pensar no objetivo funciona?

Colocar limites nas manifestações da magia, e ter bem claro como ela aparece, é essencial para que você entenda que papel a magia pode ter no seu mundo de fantasia.

4 Como é a relação de poder entre quem tem e quem não tem magia?

Neste ponto, você basicamente precisa dizer se uma fatia das pessoas domina a outra, se uma usa a outra e se uma se dá bem com a outra.

Por exemplo, em Harry Potter o mundo de quem tem magia está completamente separado de quem não tem magia. Já na Trilogia Grisha, os detentores de magia respondem a um soberano que não tem magia, eles são uma arma.

Como é essa relação no seu mundo, os detentores de magia são sobrepujados, são comandantes ou são neutros? Aliás, aqueles que não tem magia sabem que a magia existe?

5 Quais são os poderes que essa magia proporciona?

Esse ponto é parecido com o número 3, porém aqui é mais objetivo. Quais são os poderes que a pessoa dotada de magia ganha? Ela tem apenas um poder ou pode manifestar vários?

Por exemplo, nas Brumas de Avalon existe uma pequena lista, a pessoa dotada de magia pode ver o futuro, encantar objetos e manipular os elementos. Já em Harry Potter existe só uma: os bruxos podem lançar feitiços (e esses feitiços se manifestam de diversas formas).

6 Como o uso da magia afeta a história do mundo?

Esta é uma pergunta mais ligada ao uso da magia no macro. Como o uso da magia pode ter alterado a história do país que você está criando?

Por exemplo, ela impediu que o local fosse colonizado? Ela foi usada para colonizar outros lugares? Existe algum evento histórico do seu mundo que foi influenciado pela magia e que teria sido diferente se a magia não existisse?

7 Como o uso da magia afeta a política/governo do mundo?

Na Trilogia Grisha, a magia é o maior fator de guerra entre nações. Por exemplo, a criação da Dobra dividiu a própria Ravka em duas, dificultando a política interna. Em Fjerda, os grisha são caçados como aberrações por fatores religiosos, o que deixa a relação entre os dois países abaladas.

Como isso se dá no seu mundo? A magia é usada pelo governo para obter alguma vantagem política ou militar? Como é a política interna e externa? A magia é aceita no país inteiro ou os dotados de magia precisam se esconder?

8 O que a magia exige nesse mundo?

Já dizia a série Once Upon a Time que toda magia vem com um preço. E no seu universo fantástico, como isso funciona? Quando alguém faz alguma magia, ela exige o quê? Conhecimento, força vital, tentativa e erro..?

9 Existem graus para a magia se manifestar?

Nós vemos em diversas histórias mágicas que o treinamento e o conhecimento são fatores que interferem na quantidade e na qualidade da magia utilizada. Como isso funciona no seu mundo?

O dotado de magia precisa ir para a escola ou treinar com um mago mais experiente para melhorar sua magia ou ele apenas a usa? A magia no seu mundo é algo que pode se manifestar em níveis diferentes de poder ou ela é igual para todo mundo?

10 Quais são os símbolos da magia nesse mundo?

Existem lugares mágicos ou objetos mágicos no seu mundo que sejam um símbolo para a magia? Por exemplo, existe uma ilha ou uma escola que é um símbolo para os seres dotados de magia? Ou uma árvore mágica que seja adorada pelos dotados de magia?

A existência ou não desses símbolos costuma funcionar dentro da história como uma metáfora para a própria magia.

Por exemplo, quando a religião da Deusa começa a ser ameaçada em As Brumas de Avalon, a própria ilha de Avalon começa a ser engolida pelas brumas. É uma simbologia.

Em conclusão…

Existem alguns pontos de atenção importantes na hora de criar um sistema de magia verossímil e útil para o plot. Por isso, preste atenção em todos eles e explore o seu universo fantástico!

 



4 comentários em “10 pontos de atenção para criar um sistema de magia para seu mundo de fantasia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *