Quando resolvemos escrever uma história de fantasia, um dos pontos mais importantes é criar um sistema de magia verosímil e que sirva à narrativa.
Porém, assim como não é nada fácil criar um mundo mágico inteiro, também não é nada fácil definir as regras e o comportamento da magia neste mundo.
É por isso que eu montei um pequeno roteiro com 10 pontos de atenção em forma de perguntas para você responder enquanto cria seu universo fantástico.
Você vai conferir:
Mas antes, o que são sistemas de magia?
10 perguntas para criar um sistema de magia

Mas antes, o que são sistemas de magia?
Basicamente, um sistema de magia é um conjunto de regras pelos quais a magia se manifesta dentro de um mundo.
E esse conjunto de regras é usado pelo autor para contextualizar cenas e tramas da história. O jeito mais fácil de entender é por exemplos, então vamos lá.
- Em Harry Potter, por exemplo, o sistema de magia é complexo e burocrático. Um bruxo pode apenas utilizar magia através de feitiços que ele precisa saber de cor, usando uma varinha e se já for maior de idade. Antes dos 17 anos, a maioridade no mundo bruxo, apenas é aceito que ele pratique magia na escola. Neste mundo, o fato de a magia existir em apenas algumas pessoas os levou a criar uma sociedade inteira em separado dos trouxas, quem não tem magia.
- Já em As Brumas de Avalon, a magia é natural. Ou seja, está ligada à natureza e aos elementos e pode ser materializada por qualquer pessoa dotada de magia, mesmo que esta não tenha treinamento. Porém, o treinamento dado em Avalon facilita o uso da magia e expande os conhecimentos para utilizá-la. Neste mundo, as pessoas com magia costumam seguir uma mesma religião.
- E no último exemplo, a magia da Trilogia Grisha também é elemental, mas ela é muito mais sistemática do que o uso elemental de As Brumas de Avalon. Os Grisha são treinados desde tenra idade e se tornam mestres em um só tipo de magia, de acordo com sua habilidade. Neste mundo, claro, a magia está intrincada com o serviço militar e a política.
Quem criou o conceito de sistemas de magia, e os classificou em três tipos, foi o autor de ficção especulativa, Brandon Sanderson. Segundo ele, existem sistemas de magia suave, rígido e híbrido.
Além disso, ele também propôs três leis da magia para guiar a construção de mundo, que você pode conferir neste artigo aqui no blog.
10 perguntas para criar um sistema de magia
E agora que já entendemos um pouco o que é um sistema de magia, quais são algumas das regras mais comuns em histórias e como a magia se relacionam com a sociedade, a política e a religião, vamos aos pontos de atenção para criar um sistema de magia:
1. De onde vem a magia do seu mundo?
Essa é uma pergunta que, mesmo que seu leitor nunca vá descobrir, é interessante que você saiba.
A magia é um presente dos deuses, ela é uma maldição, ela é uma ciência que ninguém entendeu ainda, ela é o fruto de algum objeto que centraliza o poder..?
2. Quem pode ter magia nesse mundo?
Esta é outra pergunta importante porque define quem é o portador da magia no seu mundo.
Qualquer um pode despertar para a magia, ela é passada de pai para filho, ela é algo que só as mulheres conseguem possuir…?
3. Como a magia se manifesta?
Essa é uma pergunta que eu acredito que só pode ser respondida com uma lista. Quais são as maneiras com que a magia pode ser feita no seu mundo?
É somente através de feitiços ou as pessoas dotadas de magia também podem usar magia para curar alguém?
Ela se manifesta somente através de um objeto, como uma varinha, ou a pessoa dotada de magia também consegue manipular a natureza?
Ela precisa dizer palavras mágicas ou só pensar no objetivo funciona?
Colocar limites nas manifestações da magia, e ter bem claro como ela aparece, é essencial para que você entenda que papel a magia pode ter no seu mundo de fantasia.
4. Como é a relação de poder entre quem tem e quem não tem magia?
Neste ponto, você basicamente precisa dizer se uma fatia das pessoas domina a outra, se uma usa a outra e se uma se dá bem com a outra.
Por exemplo, em Harry Potter o mundo de quem tem magia está completamente separado de quem não tem magia.
Já na Trilogia Grisha, os detentores de magia respondem a um soberano que não tem magia, eles são uma arma.
Como é essa relação no seu mundo, os detentores de magia são sobrepujados, são comandantes ou são neutros?
Aliás, aqueles que não tem magia sabem que a magia existe?
5. Quais são os poderes que essa magia proporciona?
Esse ponto é parecido com o número 3, porém aqui é mais objetivo. Quais são os poderes que a pessoa dotada de magia ganha?
Ela tem apenas um poder ou pode manifestar vários?
Por exemplo, nas Brumas de Avalon existe uma pequena lista, a pessoa dotada de magia pode ver o futuro, encantar objetos e manipular os elementos.
Já em Harry Potter existe só uma: os bruxos podem lançar feitiços (e esses feitiços se manifestam de diversas formas).
6. Como o uso da magia afeta a história do mundo?
Esta é uma pergunta mais ligada ao uso da magia no macro. Como o uso da magia pode ter alterado a história do país que você está criando?
Por exemplo, ela impediu que o local fosse colonizado? Ela foi usada para colonizar outros lugares?
Existe algum evento histórico do seu mundo que foi influenciado pela magia e que teria sido diferente se a magia não existisse?
7. Como o uso da magia afeta a política/governo do mundo?
Na Trilogia Grisha, a magia é o maior fator de guerra entre nações. Por exemplo, a criação da Dobra dividiu a própria Ravka em duas, dificultando a política interna.
Em Fjerda, os grisha são caçados como aberrações por fatores religiosos, o que deixa a relação entre os dois países abaladas.
Como isso se dá no seu mundo? A magia é usada pelo governo para obter alguma vantagem política ou militar?
Como é a política interna e externa? A magia é aceita no país inteiro ou os dotados de magia precisam se esconder?
8. O que a magia exige nesse mundo?
Já dizia a série Once Upon a Time que toda magia vem com um preço. E no seu universo fantástico, como isso funciona?
Quando alguém faz alguma magia, ela exige o quê? Conhecimento, força vital, tentativa e erro..?
9. Existem graus para a magia se manifestar?
Nós vemos em diversas histórias mágicas que o treinamento e o conhecimento são fatores que interferem na quantidade e na qualidade da magia utilizada.
Como isso funciona no seu mundo?
O dotado de magia precisa ir para a escola ou treinar com um mago mais experiente para melhorar sua magia ou ele apenas a usa?
A magia no seu mundo é algo que pode se manifestar em níveis diferentes de poder ou ela é igual para todo mundo?
10. Quais são os símbolos da magia nesse mundo?
Existem lugares mágicos ou objetos mágicos no seu mundo que sejam um símbolo para a magia?
Por exemplo, existe uma ilha ou uma escola que é um símbolo para os seres dotados de magia? Ou uma árvore mágica que seja adorada pelos dotados de magia?
A existência ou não desses símbolos costuma funcionar dentro da história como uma metáfora para a própria magia.
Por exemplo, quando a religião da Deusa começa a ser ameaçada em As Brumas de Avalon, a própria ilha de Avalon começa a ser engolida pelas brumas. É uma simbologia.
Existem alguns pontos de atenção importantes na hora de criar um sistema de magia verossímil e útil para o plot.
Por isso, preste atenção em todos eles e explore o seu universo fantástico!
Nossa, adorei essas dicas. Eu tava justamente preocupado com a coerência da magia numa estoria que tô estruturando.
ahh, que bom que tu gostou! Me avisa se as dicas funcionarem 😉 ahaha
Faz um tempo eu peguei pra assistir aquele anime Avatar, eles também usam um sistema de magias bem estruturado.
Lendo essas dicas e analisando meu manuscrito, fico feliz em saber que estou no caminho certo.