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Como divulgar meu livro: um guia rápido em 7 passos

Como divulgar meu livro: um guia rápido em 7 passos

A maior alegria do escritor é, sem dúvida, a publicação. Porém, assim que temos o livro em mãos, pronto para ser lido, pensamos: e agora, como divulgar meu livro?

Essa dúvida é muito comum entre escritores independentes, especialmente porque eles têm que fazer o papel de escritor, mas também o papel de marketeiro e vendedor.

Esse acúmulo de funções é muito comum para quem resolve trilhar o caminho da publicação independente.

Por isso, é essencial conhecer princípios básicos de marketing literário e divulgação para ajudar a responder essa pergunta.

Nesse sentido, enquanto escritora independente e profissional de marketing, acredito que eu possa ajudar.

Portanto, reuni neste post 7 dicas em formato passo a passo para você seguir e fazer sua história chegar em mais pessoas.

Como divulgar meu livro: o passo a passo

Organizei as 7 dicas abaixo em formato passo a passo, do mais essencial até o que pode ser feito mais tarde no processo de divulgação.

Porém, é importante dizer que nenhum desses passos é estanque, você sempre pode voltar e alterar até que o plano esteja entregando o resultado esperado.

 

1 Conheça seu público

Essa é sempre a primeira dica em qualquer guia de marketing literário. O essencial em um plano de “como divulgar meu livro” é conhecer o seu público.

Ou seja, saber com quem, e para quem, você está falando.

O ato de publicar um livro parte do princípio de que queremos que outras pessoas leiam, por isso, pense em quem você imagina lendo seu livro, quem é o público que você imagina falando sobre sua história.

Existe uma ferramenta dentro do marketing que pode ajudar nesse momento, são as personas, e você pode ler sobre essa ferramenta aqui.

A utilidade das personagens é ter um público-alvo mais certeiro e essa informação ajuda a usar os canais corretos para divulgação e os argumentos corretos também.

 

 

Além do público-alvo da sua história, você também precisa levar em consideração a sua audiência.

Enquanto o público-alvo é aquele grupo para quem você escreveu seu livro, a audiência é quem segue você, quem escuta o que você diz. Uma mesma pessoa pode estar nos dois grupos, mas eles são diferentes.

A sua audiência está nas suas redes sociais, na lista de newsletter do seu site ou no seu canal de YouTube, por exemplo.

Não necessariamente, eles serão as pessoas que comprarão o seu livro, então preste atenção em definir muito bem quem é seu público-alvo e quem é sua audiência, pois a comunicação para cada um pode ser diferente.

 

2 Tenha uma presença

Essa é uma preocupação que você precisa ter antes mesmo de publicar. Pense na primeira coisa que você faz quando encontra um livro que chama sua atenção… você pesquisa sobre o autor, não é?

Nesse sentido, você precisa se apresentar para o público, seja ele o público-alvo ou sua audiência. Você precisa contar quem você é e o que você faz.

Nesse momento, você não pode ter vergonha de dizer que é escritor, mesmo que seu livro não tenha saído ainda.

O importante é que as pessoas consigam descobrir quem você é com uma simples “googlada“.

 

3 sites de escritores nacionais para inspirar o seu espaço na internet

Imagem: a autora Bruna Vieira e seu site

 

Então, esteja presente nas redes sociais com perfis claros e profissionais, que deem certeza para o leitor de que você é o mesmo autor que eles estão pesquisando.

Além disso, é também importante que você tenha um site próprio, um espaço para reunir sua biografia, seus livros publicados, seus pensamentos e seus contatos.

Existem outras maneiras de expandir a sua presença também, como colaborar enviando conteúdos gratuitamente para portais de conteúdo interessados e networking, conhecendo outros escritores independentes como você.

O importante é entregar para o leitor em fase de consideração as informações que ele precisa para tomar uma decisão.

 

3 Trace um plano de divulgação

Agora que você já sabe quem é seu público e já desenvolveu uma presença, chegou o momento de falar do plano de divulgação em si.

Nessa etapa, você precisa colocar no papel a estratégia de lançamento que vai usar.

A parte boa é que fica mais fácil de montar essa estratégia tendo as informações sobre o público e os canais em que você já está inserido.

Nesse momento, o que você vai fazer é responder algumas perguntas:

  • Em quais plataformas o meu público está?
  • Que tipo de conteúdo interessa ao meu público?
  • O que no meu livro serve como argumento de venda?

É nesse momento que você vai fazer algumas escolhas importantes para a divulgação e  resultado dessa etapa vai depender das escolhas que você fizer.

Se você quiser seguir pelo caminho da divulgação paga, vai se deparar com um calendário de anúncios nas redes sociais, parceria com influenciadores e posts patrocinados em portais.

Agora, se você escolher não investir um centavo na divulgação, vai ter um caminho mais árduo, com muita produção de conteúdo e parcerias suadas para ter resultados a longo prazo.

 

4 Crie conteúdo ao redor do seu livro

Independente de escolher uma divulgação paga, gratuita ou um misto dos dois, você vai precisar produzir conteúdo ao redor do seu livro.

Isso porque nenhuma divulgação se sustenta apenas com propagandas dizendo “compre meu livro!”.

O cerne da produção de conteúdo está em divulgar um produto usando seus melhores atributos como argumentos que aplaquem a dor do consumidor, suas necessidades.

Por isso, quando você criar um conteúdo para divulgar seu livro, não diga apenas “compre”, tente mostrar para o leitor por que ele deveria ler sua história.

Vou deixar aqui algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem o seu leitor será depois que ele ler seu livro?
  • Daqui a 5 anos, o que o leitor vai lembrar sobre o seu livro?
  • Por que o leitor deveria se importar com a sua história?
  • O que no seu livro faria o seu leitor se importar com os personagens?

Depois que você entender o propósito do seu livro, fica muito mais fácil convencer o leitor de que vale a pena ler sua história.

Além disso, tente criar conteúdos que vão além do livro.

Fale sobre suas inspirações, sobre o processo de escrita, sobre como seu livro interage com o mundo em que vivemos hoje e quais questões ele traz para o leitor.

 

5 Faça seu livro aparecer

Essa etapa pode parecer redundante porque tudo o que eu já falei aqui é para fazer seu livro aparecer.

Porém, aqui a ideia é fazer seu livro estar presente em todos os lugares onde ele possa estar. Por exemplo, você já cadastrou o livro no Skoob e no Goodreads?

Se você não sabe o que são essas plataformas, trate de aprender porque elas são as maiores redes de contato e interação para leitores. Além de uma vitrine ótima para livros.

 

Marketing para escritores: por que autores precisam se apropriar da técnica

 

Se você não tem contrato exclusivo com a Amazon, publique seu livro em outras plataformas também, como outras livrarias e marketplaces.

Quanto mais exposto seu livro estiver, mais chances de o leitor vê-lo. Outra dica é usar as suas redes sociais para além do feed.

Coloque o link do livro na sua bio do Instagram, troque as capas do Facebook e do Twitter para a arte do livro, fale sobre a história na introdução de vídeos… use todo o espaço que puder.

 

6 Promova parcerias

Agora, chegou o momento de falar de parcerias e elas podem aparecer de todas a maneiras, desde gratuitas e orgânicas até pagas.

A primeira parceria que pode vir à sua mente são os influenciadores, então vamos falar sobre eles.

Influenciadores são pessoas que tem um canal que atinge um bom número de pessoas e sua principal fonte de renda é a venda de espaço.

Nesse sentido, os influenciadores literários estão aqui para vender seus espaços no Youtube, no Instagram e em outras plataformas para divulgar seu livro.

O maior cuidado que você precisa tomar antes de contratar um influenciador é saber se seu livro tem fit com o público desse influenciador.

 

Essa é a Tamirez Santos, do Resenhando Sonhos

Imagem: a influenciadora Tamirez Santos, criadora do Resenhando Sonhos

 

Quem acompanha o influenciador em questão é a pessoa para quem você quer vender seu livro? Se sim, pode ficar tranquilo e continuar com a parceria.

Agora, se não for, mude seu foco e procure aquele que funciona melhor para você. Essas informações estão no mídia kit do influenciador e você pode pedir essas informações antes de fechar a parceria.

O mais importante aqui é não gastar dinheiro em vão, não divulgar para o público errado e ter zero resultados.

Agora, se você não quiser pagar para divulgar, pode tentar parcerias gratuitas. Nesses casos, é tentativa e erro.

Você pode selecionar alguns portais e influenciadores menores (os maiores não vão nem dar atenção ao seu contato ou vão só enviar uma proposta paga de volta) e oferecer o seu livro gratuitamente para que eles leiam e façam uma resenha se quiserem.

Quando você não está contratando um serviço, lembre-se de que os portais e influenciadores não devem nada a você. Eles só falarão ou lerão seu livro se eles quiserem.

 

7 Monitore e mude, se precisar

E agora, depois de passar por todo o processo, a última dica é: monitore tudo e, caso você veja que algum desses processos não estão dando certo, volte ao planejamento.

Reveja seu público, reveja seu plano de divulgação, reveja os conteúdos, reveja as parcerias e reveja sua presença.

Não há nada errado em rever um processo e ajustar a rota, inclusive esse é o lema de quem trabalha com marketing literário na internet e com comunicação em geral.

O importante é que você esteja atento, que saiba identificar qualquer erro e a solução apropriada.

 

Em resumo…

Você chegou ao final deste artigo e dos 7 passos para divulgar seu livro!

Imagino que sua cabeça deve estar explodindo com tantas informações, mas é só fica calmo e ler mais sobre cada um dos assuntos.

Aqui no blog, eu falo sobre marketing literário toda semana, então se inscreva na newsletter para não perder nenhuma atualização.

Espero que este “guia” tenha ajudado você a esclarecer suas dúvidas e respondido à pergunta: “como divulgar meu livro”. Qualquer questão extra, deixe um comentário!

 



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