Pular para o conteúdo
5 livros de literatura infantil que todo adulto deveria ler

5 livros de literatura infantil que todo adulto deveria ler

Marcações:

Não é incomum existir um certo preconceito com a literatura infantil, como se crianças não pudessem entender histórias ou que esse tipo de literatura é apenas gravuras e contos de fadas.

Acontece que existem diversos livros desse gênero que deveriam ser leituras obrigatórias tanto para adultos, quanto para crianças. É sobre isso que vamos falar hoje.

Literatura infantil que todo adulto deveria ler

Trouxemos aqui 5 livros de literatura infantil que todo adulto deveria ler, uma lista de leitura com os temas mais variados, como luto, pobreza, imaginação, magia e puberdade. Confira:

1. O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett

O Jardim Secreto nos apresenta Mary Lennox, uma menina que foi criada na Índia por pais nem um pouco presentes ou atenciosos.

Ela sempre teve tudo o que pediu, é extremamente mimada e está sempre em busca de atenção, sendo uma criança mal educado e cheia de raiva.

Durante um terremoto, Mary se vê órfã e é obrigada a voltar para a Inglaterra e morar com um tio que ela nunca viu.

A mansão é melancólica, os empregados são rabugentos (com exceção de dois especiais) e ela escuta gritos horríveis durante a madrugada.

O que faz com que Mary recupere sua infância e seu poder de imaginar é a descoberta de que existe um jardim secreto na propriedade do tio, um pedaço de terra que ela clama como sua e que traz de volta à vida.

Adquira o seu exemplar na Amazon usando este link!

2. Peter Pan, J. M. Barrie

Peter Pan conta a história atemporal do menino que não queria crescer.

Ele vive na Terra do Nunca em meio a sereias, piratas e fadas, mas gosta de escapar para Londres para ouvir os contos de ninar de Wendy Darling, uma menina que vive em Londres.

Em uma noite, Wendy e seus irmãos, João e Miguel, partem para uma aventura na Terra do Nunca, dando início à história que todos conhecemos.

O conto de Peter Pan é uma história mágica que celebra a infância e nos faz entender que tudo tem seu tempo.

Assim como chega o momento de ser adulto, é importante que toda criança tenha seu tempo de ser criança.

O livro também nos mostra como a imaginação é essencial, seja para enfrentar situações de dificuldade ou para acreditar que o amanhã será melhor.

Compre o livro na Amazon através deste link!

3. A Princesinha, Frances Hodgson Burnett

Em A Princesinha, nós conhecemos a pequena Sara Crewe, uma menina que cresceu com o pai na Índia. Sara perdeu a mãe muito cedo.

E, por conta da Primeira Guerra Mundial, é obrigada a estudar em um colégio interno na Inglaterra enquanto seu pai se torna um oficial.

Sara, então, é jogada em um mundo sem imaginação, sem magia e sem empatia, onde uma criança não é tratada como uma criança apenas por ser criança.

Enquanto no orfanato, ela recebe a notícia de que seu pai faleceu e perde tudo o que tem, encontrando uma nova realidade: a do trabalho.

Sara sofre com aquela nova realidade, mas nunca perde o poder da imaginação e a crença na magia.

Compre o livro na Amazon usando este link!

4. Anna e a Trilha Secreta, Ana Lúcia Merege

Único livro nacional desta lista, Anna e a Trilha Secreta é uma história que fala sobre encontrar seu lugar no mundo e entender quem você é.

Anna é uma menina de doze anos que está passando pela transição entre infância e adolescência, sentindo seu corpo mudar e se questionando sobre tudo.

Ela vive com a avó em uma tribo élfica no meio da floresta, mas um incidente com uma coruja a obriga a explorar novos mundos e encontrar alguns dos espíritos importantes para a cultura do universo.

O que fez com que esse livro estivesse aqui foi o tom de aventura e o cuidado com os assuntos dessa fase tão complicada da vida. Compre na Amazon neste link!

5. Ponte para Terabítia, Katherine Paterson

Ponte para Terabítia trata de um assunto que ninguém gostaria que as crianças tivessem que enfrentar, mas que elas enfrentam mesmo assim: luto.

Na história, conhecemos Jesse e Leslie. Os dois amigos que criam um universo incrível juntos, em suma, alimentam a imaginação um do outro e que transformam a cidade onde vivem.

Eles fazem novos amigos e criam significado para suas infâncias juntos, mas um acidente faz que Leslie faleça e nós acompanhamos o processo de luto de Jesse, por mais doloroso que seja.

O que faz este livro ser tão especial, igualmente para crianças e adultos, é a lição sobre luto que ele traz até para quem não é mais criança.

Acidentes acontecem, as pessoas podem ir embora inesperadamente, mas nós sempre ficamos com as coisas boas que elas nos ensinaram.

Nesse sentido, Jesse carrega uma parte importante de Leslie com ele, a imaginação, e pode ter certeza de que ele vai passar essa parte adiante.

Compre o livro na Amazon neste link!

E por fim: você tem alguma dica de literatura infantil que deveria ser lida por adultos também? Comenta aqui embaixo!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.