Pular para o conteúdo
5 dicas de como escrever um livro em 30 dias

5 dicas de como escrever um livro em 30 dias

Marcações:

Olhando as estatísticas deste site ainda no ano passado, descobri que havia uma busca muito curiosa trazendo pessoas para este domínio.

“Como escrever um livro em 30 dias” era uma das buscas que mais fazia usuários clicarem no meu site.

Na época, eu achei isso extremamente curioso porque existem diversas nuances nessa simples pesquisa.

Entender a intenção do usuário quando ele digita um termo de pesquisa no Google é uma das habilidades mais importantes de quem trabalha com marketing de conteúdo.

E sendo uma profissional de marketing de conteúdo, eu busquei entender quem era esse usuário e por que ele estava caindo aqui.

Entendendo quem quer saber como escrever um livro em 30 dias

Quem faz uma pesquisa como esta está interessado em escrever um livro, obviamente.

É alguém que tem pressa em contar uma história, que quer conseguir cumprir uma meta ou que busca um método revolucionário para colocar uma história inteira no papel.

Esse usuário também tem um objetivo megalomaníaco, pode não entender exatamente como funciona o processo de escrita e nem como esse processo pode levar tempo.

Mas o mais importante nessa busca é que quem quer saber como escrever um livro em 30 dias está buscando ajuda.

E onde esse usuário caía no site?

Logo depois de entender a intenção, eu precisei descobrir qual era o conteúdo que poderia estar respondendo essa pergunta para o usuário.

Eu precisava descobrir em qual conteúdo deste site ele estava clicando.

E eu descobri que o conteúdo que o Google julgou que respondia essa pergunta era o meu relato sobre o NaNoWriMo de 2019, a edição em que eu consegui escrever o primeiro rascunho de um livro.

E assim, sem querer, eu descobri a resposta que essas pessoas estavam encontrando no meu site: escreva um livro a partir de uma história previamente escrita e não revise nada, apenas escreva.

Como eu sei que o usuário que fez a pesquisa, provavelmente você que está lendo isto, quer receber dicas, aqui vão algumas:

5 dicas de como escrever um livro em 30 dias

Para começar, essas são dicas baseadas no que eu aprendi com o resultado que eu obtive.

A edição de 2019 do NaNoWriMo me rendeu não um livro, mas o primeiro rascunho de uma história adaptada de uma fanfic escrita em 2012.

A tal fanfic já estava concluída, então eu já tinha estabelecido os arcos dos personagens, onde tudo começava, o miolo da história, os maiores desafios e o final de tudo.

Naquele momento, eu não precisei pensar numa estrutura e nem em personagens. E isso torna o trabalho de escrever muito mais fácil.

Além disso, eu também tinha capítulos já escritos para me guiar, eu apenas fui reescrevendo a história trocando nomes de personagens e acontecimentos para ficar mais coeso.

Mas a verdade é que entre a fanfic de 2012 e o rascunho de 2019 não existem grandes diferenças.

Porém, aquela experiência me rendeu algumas lições e, influenciada pela pesquisa megalomaníaca feita por usuários que querem ajuda para escrever, eu vou tentar resumir essas lições.

1. Tenha uma ideia do que você quer escrever

A maior dica que eu posso dar para quem quer saber como escrever um livro em 30 dias é ter um bom planejamento.

Antes de sentar a bunda na cadeira e começar a escrever, você precisa saber o que vai acontecer na sua história. E você pode fazer isso usando diversos métodos.

Existe a jornada do herói, existe a estrutura de três atos, existe ficha de personagens e existe mais um monte de frameworks que você pode usar.

Porém, as coisas mais importantes a saber para começar um planejamento são:

  • Qual é a moral da sua história: o que você quer que seus personagens aprendam durante a narrativa, o que vai se tornar importante para eles e qual é a lição que eles vão aprender no final?
  • Quem são seus personagens: literalmente descreva quem são seus personagens, desde os protagonistas até os coadjuvantes. Crie uma voz para eles, dê um rosto para eles, use a foto de atores famosos, se for preciso, mas saiba quem são seus personagens antes de começar a escrever.
  • O que vai acontecer em cada parte e capítulo da sua história: fica muito mais fácil de escrever uma história inteira em 30 dias se você souber exatamente quais são os pontos de mudança da narrativa e o que vai acontecer em cada capítulo. Nesse caso, descreva cada capítulo mesmo.

Tendo um planejamento em mãos, fica muito fácil de saber como escrever um livro em 30 dias.

Assim, você pode ter uma lista dos capítulos em uma aba do navegador, a ficha de personagens na outra e o arquivo do livro numa terceira.

Se surgir alguma dúvida, é só voltar às anotações.

2. Crie o hábito de escrever e reserve um tempo para isso

A segunda dica talvez seja uma das mais importantes.

Você nunca vai conseguir escrever um livro em 30 dias se não tiver um tempo reservado no seu dia para isso e se não criar o hábito.

O processo de escrita é muito mais sobre hábito e técnica do que sobre inspiração. Ou seja, se você quer terminar um livro em um mês, não pode esperar para escrever apenas quando se sentir inspirado.

A dica aqui é que você crie o hábito de escrever um pouco a cada dia e que isso vire uma rotina na sua semana.

Além disso, é extremamente importante que você reserve um tempo para isso, que anote na agenda, se for preciso, e não deixe que nada atrapalhe essa rotina.

3. Esqueça a edição e a inspiração

Como eu disse no tópico anterior, escrever é mais um hábito do que inspiração. Todo mundo tem ideias, mas sentar para escrever é uma outra história.

Por isso, além de criar o hábito da escrita, é importante que você internalize que precisa escrever sem se preocupar com a edição.

Nada de se preocupar com frases bonitas, com poética ou com estilo se você quer escrever um livro inteiro em 30 dias.

Essa é uma das maiores lições do NaNoWriMo, inclusive, sentar para escrever sem se preocupar se está ficando bom ou se você vai ser o próximo autor premiado do país.

Por isso, não importa se você acha que escreveu uma cena que não ficou bonita ou que o diálogo poderia ter ficado melhor.

Isso é algo que você vai se preocupar na hora da edição, algo que vai ficar para depois. Se você quer escrever um livro em 30 dias, precisa se preocupar em colocar as palavras no papel.

4. Esteja com todas as expectativas alinhadas

Chegando até aqui já deu para entender que o resultado desses 30 dias de escrita vai ser o primeiro rascunho da sua história, não é?

Grande parte do trabalho para o seu livro ficar pronto para a avaliação de uma editora vai começar depois desse período.

Por isso, é importante ter em mente que escrever um livro em um mês não vai resultar na obra prima da sua vida, mesmo que tenha havido muito planejamento antes.

Quando eu terminei o primeiro rascunho do meu romance na edição de 2019 do NaNoWriMo, eu percebi que precisava mexer em diversas coisas no planejamento e reescrever diversas partes da história.

Eu notei que certos personagens não precisavam ter destaque, que eu podia mesclar um arco de personagem com outro tendo o mesmo resultado e que grandes conceitos que eu queria passar com um plot poderiam ser inseridos na história de outra maneira.

É apenas depois que você termina de escrever, e começa a reler o primeiro rascunho, que percebe mudanças necessárias e erros que precisam ser corrigidos.

Por isso, esteja com as expectativas alinhadas.

5. Tenha metas e cumpra estas metas

Por último, fixe metas e cumpra estas metas, senão todas as dicas anteriores e todo o seu esforço vão ter sido em vão.

Se você quer escrever um livro em 30 dias, precisa saber que um romance, o formato, é caracterizado por narrativas longas.

Ou seja, que contam com mais 50.000 palavras. E isso já é uma meta.

Logo, você pode utilizar as mesmas metas que o NaNoWriMo propõe para conseguir escrever.

Uma das coisas mais legais do NaNoWriMo é que ele dá a meta de 50.000 palavras para quem vai participar, o que dá uma média de 1.666 palavras por dia.

E isso é uma meta que você pode aplicar no seu processo de escrita.

O mais importante neste ponto é saber que você precisa ter metas e que precisa chegar no último dia do prazo com as metas atingidas.

Em conclusão…

Eu acredito que a ideia de escrever um livro em 30 dias é um exercício interessante e um desafio exigente.

Porém, ele não deve ser tido como natural para o processo de escrita.

Cada autor tem o seu tempo, o seu processo e a sua maneira de escrever.

Participar do NaNoWriMo, ou querer aplicar esse desafio na sua escrita, não é algo saudável a longo prazo porque você pode experimentar um burnout e nunca mais querer pensar em escrever.

Por isso, tome cuidado com metas megalomaníacas como essa e use essas dicas de como escrever um livro em 30 dias sabiamente.

Leia também:

3 comentários em “5 dicas de como escrever um livro em 30 dias”

  1. Só de pensar que eu tenho toda a história do meu livro planejada nos mínimos detalhes há anos e não escrevo por pura enrolação me dá uma vergonha hahahahah

    Essas suas dicas foram ótimas, vou colocar elas em prática. Em abril o Nanowrimo lança um desafio parecido com esse de 30 dias, não lança?

  2. Certa vez escrevi 15 mil palavras (publicáveis) em uma única semana! Para mim foi uma vitória enorme, ainda mais que eu tinha data para entregar o livro. Mas foi uma semana só, cercada de semanas um pouco menos produtivas.

    Esse ano terei uma meta bem agressiva, que será semelhante ao NaNoWriMo. Para isso, terei que aplicar a difícil arte de eleger prioridades, os que significa que terei que abdicar de outros aspectos da minha vida em prol desse objetivo. Vamos torcer pra que eu consiga manter o ritmo por quatro semanas! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.