Pular para o conteúdo
3 sites de escritores nacionais para inspirar o seu espaço na internet

3 sites de escritores nacionais para inspirar o seu espaço na internet

Uma das coisas que eu procuro sempre reforçar aqui no blog é que autores precisam ter seu próprio espaço na internet para produzir conteúdo e investir em marketing literário.

Esse espaço precisa ser a fonte de informações sobre o autor e o lugar onde tudo o que ele faz está reunido.

É nesse site que o autor vai listar seus livros, produzir conteúdo para atrair leitores e reunir seus fãs e seguidores.

É quase como o QG do autor, o lugar mais confiável sobre ele. E isso é importante porque um site é o espaço onde o autor é o dono.

Você vai conferir:

Por que autores precisam ter sites de escritores?
3 sites de escritores nacionais para inspirar



Por que autores precisam ter sites de escritores?

A ideia de ter um site pode parecer complexa quando envolve programação, hospedagem, domínio e mais um monte de coisas tecnológicas que o pessoal envolvido em letras não domina.

Porém, ser dono do seu próprio espaço na internet tem muitas vantagens.

Certamente, produzir conteúdo e fazer marketing literário nas redes sociais é muito mais fácil do que criar um site do zero.

Porém, a gente entende a importância do site quando tenta responder esta pergunta: e se o Instagram fechar suas atividades? Ou o Facebook e o YouTube decidirem excluir a sua conta?

O que vai acontecer com todo aquele conteúdo que você produziu sobre seus escritos?

A resposta é que eles vão sumir da internet e a sua existência enquanto autor é apagada dos buscadores.

Por isso, é importante que você tenha um site só seu, um espaço que não vai depender da boa vontade de uma empresa terceira, apenas dos pagamentos que você fizer para manter o domínio e a hospedagem.

A gente pode falar sobre esses pontos mais técnicos em algum momento, mas por enquanto, vamos nos inspirar!

3 sites de escritores nacionais para inspirar

Antes de ter este site em meu nome, eu tinha um site de entretenimento. Ele era apenas um blog onde eu compartilhava conteúdo.

Porém, quando decidi me levar a sério enquanto escritora, eu coloquei na balança a existência de um site apenas de entretenimento e um site dedicado para mim, e decidi escolher pelo site profissional.

Eu decidi ter um site que falasse sobre a minha persona de escritora, onde eu pudesse reunir meus livros e contos e onde eu pudesse compartilhar conteúdo, experiências e desejos.

Eis que este site, marianabortoletti.com.br surgiu.

Porém, antes de montar esse site, criar o conteúdo da página inicial e decidir as cores e o layout, eu precisei fazer pesquisas.

E nessas pesquisas, todos os sites que eu vou apresentar aqui para vocês apareceram.

É preciso destacar que os 3 sites que eu escolhi tem ótimos layouts, hierarquia de conteúdo e organização de informações. São sites profissionais e ótimos modelos a serem seguidos.

1 Bruna Vieira

A Bruna Vieira é uma velha conhecida de quem gosta de blogs. Eu conheci o trabalho dela logo lá no início e ela sempre foi uma inspiração para mim.

A Bruna tem um portal de conteúdo muito famoso, o Depois dos Quinze, mas não é este site que vamos levar em consideração como inspiração aqui.

A Bruna também é escritora e pesquisando mais sobre ela na internet, descobri que ela tinha seu próprio site de escritora.

É um espaço clean e informativo, onde ela apenas compartilha sua experiência enquanto escritora.

screenshot do site de escritora da bruna vieira

O site de escritora da Bruna é a minha maior inspiração para o meu site porque ele trabalha muito bem a hierarquia da informação.

Começa nos contando quem é a Bruna enquanto escritora, depois nos mostra o que ela já produziu e nos diz como entrar em contato com ela, além de referenciar o Depois dos Quinze.

screenshot do site depois dos quinze da bruna vieira

Aliás, o próprio site do Depois dos Quinze é boa referência para autores que queiram produzir mais conteúdo porque ele dá preferência para os conteúdos de blog e deixa as informações sobre autor para o segundo plano.

Mas isso sem prejudicar o usuário de saber mais sobre o autor.

Inclusive, uma mistura entre os dois layouts é uma ótima opção para quem está buscando criar conteúdo e se promover.

2 Aione Simões

O site da Aione Simões também um dos melhores sites de escritores que eu já vi, e olha que eu pesquisei bastante. Assim como o da Bruna, ele é simples e vai direto ao ponto.

No primeiro banner do site, a escritora já se apresenta e chama a atenção do leitor com uma chamada sobre seu romance.

E isso, saber como chamar a atenção com o texto, ter um conteúdo convincente, também é extremamente importante para o leitor.

Além disso, ela nos mostra de cara quais são seus livros e contos disponíveis para venda e nos dá informações de contato.

screenshot do site de escritora da aione simõesAssim como também não poderia faltar, a Aione nos traz informações sobre sua vida e experiência literária para o leitor conhecer mais sobre ela.

E nos aponta o link do blog onde compartilha experiências de leitura, o Minha Vida Literária.

3 Victor Martins

E por último, mas não menos importante, eu quero falar sobre o site de escritor do Victor Martins. O Victor é um amor e eu adoro tudo o que ele escreve.

Então, foi ótimo saber que o site dele é uma inspiração também.

Assim como os sites de escritores da Bruna e da Aione, o Victor tem um espaço na internet falando sobre seus livros e sobre sua vida literária, porém ele traz mais páginas e mais categorias no seu site.

Além de ter um blog ativo ligado ao domínio principal, o que ajuda a rankear no Google com mais facilidade do que os exemplos anteriores.

Enquanto a Bruna e a Aione tem sites separados para produção de conteúdo, o Victor faz isso no mesmo domínio, o que ajuda a aumentar a autoridade do site de autor dele.

screenshot do site de escritor do victor martins

Além disso, o design é interessante e colorido e o Victor nos linka para um projeto de Catarse que é muito legal: uma newsletter que você recebe apoiando com R$5 para ajudá-lo a se sustentar enquanto escritor.

Algo interessante de autores pensarem em ter!

Em conclusão…

É mais do que essencial que um autor tenha seu espaço na internet, um site só seu onde possa reunir informações sobre escrita e produzir conteúdo, facilitando a atração de novos leitores e venda de livros.

Por isso, não fique apenas preso às redes sociais, entenda como os sites de escritores podem ajudar você e crie o seu!

Leia também:

O que não pode faltar no seu site de escritor

Público-alvo: tudo o que você precisa saber, escritor

4 ferramentas gratuitas de marketing digital para escritores

 



2 comentários em “3 sites de escritores nacionais para inspirar o seu espaço na internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.