Pular para o conteúdo
3 cuidados essenciais que você precisa ter para divulgar seu livro (+ 1 bônus)

3 cuidados essenciais que você precisa ter para divulgar seu livro (+ 1 bônus)

Marcações:

Agora que seu livro está pronto, chegou a hora de vendê-lo. E nesse momento, é importante saber a diferença entre divulgar seu livro e divulgar a história que seu livro conta.

BANNER DE SERVIÇOS EDITORIAIS

3 cuidados essenciais para divulgar seu livro

Pensando em ajudar você, trouxemos 3 cuidados que tornarão seu marketing literário muito mais fácil e efetivo.

1. Julgue o livro pela capa

Embora o ditado siga que não devemos julgar um livro pela capa, é inegável que ela é a nossa impressão de um livro. E como primeira impressão, acaba sendo uma das responsáveis pela decisão de compra.

Se a capa não chamar a atenção, o leitor vai passar direto pela história na vitrine (seja ela física ou virtual). Se ela for feia, é capaz de repelir o leitor, que não vai querer aquela arte feia em sua estante.

Por isso, procure levar alguns pontos em consideração:

  • Sua capa foi feita por um profissional?
  • Ela, pelo menos, parece ter sido feita por um profissional?
  • A capa consegue resumir o tom da história?
  • Ela é instigante, deixa o leitor com vontade de ler?
  • É bonita e atrativa?

A capa de um livro precisa ser bem feita, de bom gosto e instigante. Além disso, precisa estar em total alinhamento com a história que você escreveu.

Por exemplo: Crepúsculo traz o enigma da maça ilustrado a relação proibida; Extraordinário ilustra o protagonista de maneira minimalista; Uma das edições de Laranja Mecânica traz o Moloko na capa, elemento icônico da história.

2. Tenha um título matador

Depois que o leitor foi atraído pela sua capa, depois que a imagem chamou sua atenção, chegou a vez de o título dizer se sua história vale a pena.

É ele quem começa a dar o clima da história porque costuma resumir em poucos (ou muitas) palavras a intenção do autor com aquela história. Pense nestes pontos:

  • O seu título é descritivo?
  • Ele entrega a moral da história?
  • É fácil de ser lembrado?
  • Será necessário, em algum momento, explicar a origem do título?

Parecem ser muitas variáveis, mas lembre-se de que as primeiras impressões são muito importantes. Por isso, escolha um título que deixe o leitor intrigado, que seja criativo e que resuma os principais temas.

Também é essencial que ele seja fácil de ser lembrado porque isso será uma influência no momento de compra e facilita que ele lembre do título caso deixe para comprar o livro depois.

Enfim, vamos de exemplos: A Culpa é das Estrelas traz a ideia de que o acaso é responsável pelas coisas da vida; Garota Exemplar, a ironia sobre a protagonista; O Menino do Pijama Listrado mostra a inocência de uma criança sobre a guerra.

3. Saiba escrever uma boa sinopse

Se a sua capa atraiu o leitor e o título o convenceu a prestar mais atenção ao livro, agora é hora de testar o seu resumo.

Pode não parecer, mas a sinopse é um dos elementos mais importantes do livro porque é ela quem vai vender o conteúdo.

É por meio da sinopse que sua história tomará forma na cabeça do leitor pela primeira vez, permitindo que ele crie possibilidades e expectativas em sua mente sobre os personagens e acontecimentos.

Além disso, a sinopse que você estabelecer será usada na divulgação. Por isso, vamos aos pontos:

  • Sua sinopse é curta ou longa?
  • Ela entrega toda a história ou dá apenas uma vaga ideia dos temas do livro?
  • Você apresentou os seus personagens nela?
  • Você deixou o leitor intrigado?
  • O seu leitor será capaz de criar hipóteses a partir da sinopse?

Uma boa sinopse dá um pequeno resumo da história e dos temas.

Ela traz alguns dos obstáculos do protagonista e como o leitor poderá se conectar com aquela história. Por isso, é interessante trazer algumas vantagens que a leitura trará ao leitor.

Contudo, não venda mais do que pode entregar: nunca aumente os fatos ou minta.

Como exercício: pesquise em uma livraria online pelo último livro que você leu. Em quais pontos a sinopse se compara com a história? Como o resumo do site vende a história do livro?

Bônus para divulgar seu livro: o leitor quer conhecer você

Certo, agora que você já entendeu a importância de 3 grandes aspectos para divulgar seu livro, vamos falar sobre outra coisa: a sua presença enquanto autor.

A grande verdade é que não adianta nada ter uma capa linda, um título charmoso e uma sinopse intrigante se o leitor não souber quem você é.

Nossa maior motivação ao comprar um livro é conhecer uma nova história de um autor que conhecemos ou que já ouvimos falar. Por isso, o mundo precisa conhecer você.

Nesse sentido, você precisa construir uma marca própria, precisa estar presente nas redes sociais e precisa produzir conteúdo.

Em conclusão…

Por fim, esperamos que essas dicas tenham sido relevantes para você conseguir divulgar seu livro. Para descobrir mais sobre marketing literário, continue acompanhando.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.